Financiamentos para eficiência energética

O aspecto financeiro é essencial para a aprovação de um projeto de eficiência energética. Por isso, é fundamental que você saiba tudo sobre as possibilidades de financiamento para eficiência energética para poder fazer uma boa apresentação, sanar todas dúvidas e ter mais chances de conseguir a aprovação do seu projeto.

4 dúvidas sobre financiamento para eficiência energética

1 – Quais opções existem para financiamento de projetos de eficiência energética?

Muitas vezes, as empresas acabam utilizando recursos próprios para seus projetos de eficiência energética por pura falta de conhecimento. É comum que elas recorram aos financiamentos dos bancos mais tradicionais. Mas estas não são as melhores opções e você pode, e deve, oferecer outras alternativas.

Uma forma de financiamento para compras de equipamentos, por exemplo, é o Finame – Financiamento de Máquinas e Equipamentos, do BNDES, que possui várias instituições financeiras credenciadas.

Outras opções de financiamentos para eficiência energética são:

  • Investidores Especializados
  • Bancos de Desenvolvimento
  • Agências de Fomento
  • Fundos Regionais
  • Organismos Multilaterais.

Para saber qual dessas é a melhor escolha, consulte especialistas financeiros, como a Atla Consultoria, que garante a viabilização financeira dos seus projetos.

2 – Como acelerar a aceitação e o desenvolvimento do projeto?

Um plano de financiamento adequado é uma ótima estratégia para que o seu projeto seja viabilizado. Se, além disso, o projeto garantir um retorno rápido do investimento (payback), as chances de aprovação são ainda maiores.

Caso esse seja o caso do projeto que você está oferecendo, mostre essas característica já na primeira conversa com o cliente. Caso contrário, conte com uma empresa especializada, como a Atla Consultoria para analisar e tornar o seu projeto atrativo e economicamente viável.

Você pode conhecer mais sobre viabilidade de projetos de enegia aqui.

3 – Como garantir que o tomador das decisões financeiras esteja presente na reunião de apresentação do projeto?  

Às vezes, é muito difícil chegar até a pessoa certa que pode, de fato, dar sinal positivo para que o projeto aconteça. Ter contatos próprios dentro da empresa, principalmente da área financeira, costuma ajudar. Lembre-se de que o ideal é chegar até o CFO.

Se em um primeiro momento, esse contato não for possível, faça a reunião com os profissionais dos níveis hierárquicos mais baixos. Durante o encontro, o tema “como conseguir o financiamento” deve ser abordado. A partir do momento que eles  já estiverem convencidas sobre a viabilidade do projeto, é hora de tentar a reunião com o tomador de decisões.

Esse agendamento fica mais fácil se você tiver em mãos um projeto com uma oportunidade de investimento clara, que não necessita de recursos financeiros próprios – que podem não ter sido orçados – e trará fluxo de caixa rapidamente.

No encontro com o CFO, esteja preparado para falar bem sobre as questões técnicas e financeiras e assim mostrar seu domínio sobre o assunto. Deixe claro que o projeto de eficiência energética é uma ótima oportunidade financeira para a empresa.

4 – Qual seria uma boa taxa de financiamento para eficiência energética?

No Brasil, ”Qual é a taxa?” é sempre a primeira pergunta que fazemos quando falamos sobre um financiamento. Porém, para tomar a melhor decisão para um projeto, apenas este indicador não é suficiente. É fundamental considerar outros componentes!

Quando o financiador é um banco comercial tradicional, entra em jogo o penhor da propriedade, a receita ou outros ativos. Dessa forma, o banco tem algo a receber caso o investimento traga prejuízos. Esses critérios precisam ser levados em conta.

Agora, quando se trata de um investidor, as taxas normalmente são mais altas pois o investidor normalmente solicita menos garantias para realizar o financiamento do projeto e oferece maiores prazos para pagamento.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre financiamento para eficiência energética, clique aqui e saiba mais!

 

AT_CTA_Rodape_eBook02_CriarProjeto


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766