financiamento para projetos de eficiência energética

Ao desenvolver um projeto de economia em energia, uma das principais preocupações é garantir opções de investimento que possam viabilizá-lo. Há alguns mitos e interpretações equivocadas relacionados ao financiamento para projetos de eficiência energética, que acabam passando a impressão de que esse processo é mais complicado do que realmente é.

Dúvidas e incertezas sobre a possibilidade dos projetos, os custos, as alternativas e auditorias são bem frequentes. Para esclarecer esses pontos, preparamos esse post com 4 mitos que envolvem o universo dos financiamentos para projetos de energia.

Quais os 4 mitos mais comuns sobre financiamento para projetos de eficiência energética?

1 – Vai ser impossível achar uma alternativa de financiamento viável, pois meu projeto é único e muito complexo.

Existem diversos tipos de projetos de eficiência energética. Variam de tamanho, objetivos, tempo necessário para implementação, grandeza do investimento, payback e outros fatores. Porém, os processos para se conseguir um financiamento não se distinguem tanto. O que há são formas particulares de financiamento e, consequentemente, requerimentos específicos para cada um deles. Mas como saber se um determinado projeto atende os critérios necessários para conseguir um financiamento?

Achar o financiamento mais adequado pra o seu projeto de eficiência energética não é impossível, mas requer conhecimento especializado. A  Atla Consultoria, especialista financeira em projetos de energia, entende a complexidade desses investimentos e pode oferecer diversas alternativas de financiamentos para o seu projeto.

Serão avaliados critérios como tipo, localização e tamanho do projeto. Vale lembrar que esta consultoria oferece soluções para todos os tipos de projeto relacionados à energia no Brasil, envolvendo cifras que geralmente variam de R$ 1,5 milhões a R$ 50 milhões.

2 – Não tenho como realizar uma auditoria energética completa antes de obter um financiamento para o meu projeto porque não tenho orçamento para isto.

Nem sempre são necessários grandes estudos energéticos para que seja possível a obtenção de financiamentos. O que normalmente é requerido são análises básicas contendo o consumo de energia atual e as estimativas de redução de consumo. Outro ponto importante é verificar a qualidade do serviços dos equipamentos que serão utilizados e suas garantias.

Você sabia que o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – financia projetos de eficiência energética? O Banco, que é a principal fonte de financiamento multilateral e de conhecimentos para o desenvolvimento econômico, social e institucional sustentável na América Latina e no Caribe, além de financiar projetos deste tipo, financia também estudos técnicos sobre energias para empresas de grande consumo energético.

Assim, fica mais fácil as empresas identificarem oportunidades de redução no consumo de energia e, consequentemente, utilizarem equipamentos de produção de energia renovável. A Atla Consultoria pode intermediar tanto o financiamento para o seu projeto como também o estudo técnico altamente recomendado.

3 – Eu não estou preparado para apresentar meu projeto e suas alternativas de financiamentos a um diretor financeiro.

Realmente, para apresentar o projeto em si, talvez não haja tanta dificuldade. Mas falar das opções de financiamento com os tomadores de decisões pode ser mais desafiador, pois é fundamental estar bem preparado tecnicamente – e até com a linguagem utilizada deve-se tomar um certo cuidado.

Os especialistas em temas financeiros estão melhor capacitados para esta tarefa, pois estão mais habituados a falar, com bastante objetividade e desenvoltura, sobre os  temas relacionados à financiamentos e estruturação financeira de projetos. Eles indicam as opções e as condições de financiamentos disponíveis, abordando também informações sobre fluxos de caixa, ROI – Retorno do Investimento -, paybacks, e outros detalhes técnicos.

4 – Para eu conseguir um financiamento “off balance”, será necessária uma segunda auditoria energética.

Este é outro mito muito comum. Os investidores dispostos a financiar um projeto de eficiência energética não vão exigir uma nova auditoria antes de sua execução. O que os financiadores vão querer saber é se a análise e a projeção de economia foram desenvolvidas usando padrões reconhecidos que garantam os menores riscos possíveis.

 

E você? Conhece algum outro mito relacionado à dificuldade de se conseguir um financiamento para projetos de eficiência energética? Conte sua experiência para gente! Para saber mais sobre Alternativas de Financiamento para Projetos de Eficiência Energética, confira o nosso ebook sobre o assunto!

 

AT_CTA_Rodape_eBook10_FontesFinanciamento

  • Hilton F. Magalhães

    Prezados, há anos trabalho com eficiência energética. Tive oportunidade de aplicá-la nos Campi da UFRj através da Concessionária que é obrigada a aplicar 1% de seu faturamento bruto em pesquisa, desenvolvimento e projeto ligados a eficiência energética. Foram três ciclos com excepcionais resultados. Mas consegui porque a concessionária tinha a obrigação de fazer o tal investimento para atender a uma exigência legal prevista na resolução 457 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Quanto ao empresariado, sensibilizá-lo é muito difícil porque nós consumidores residenciais pagamentos um preço do KWh que subsidia o setor industrial. Ou seja, não dói no bolso dessa gente.A quebra dessa paradigma não é nada fácil. A sociedade brasileira paga uma das energias elétricas mais caras do mundo. Só de tributos pagamos o equivalentes a 50% do preço final do KWh. É um absurdo! Percebam que o caminho é árduo e o esforço é hercúleo. Os estudiosos da matéria sabem muito bem que investir em eficiência energética é uma atitude inteligente e muito mais barato do que investir no aumento capacidade instalada de energia elétrica. O custo marginal para expandi-la justifica essa afirmação.

    • Ola Hilton, obrigado pelo seu comentátio! Sem dúvidas o investimento em eficiência energética é algo interessante e que deve ser realizado sempre que possível. Conte conosco!


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753