performance-energia

Com planejamento e estruturação financeira adequada é possível ter visão completa do potencial do seu projeto e saber como será a sua rentabilidade.

Em tempos de escassez e custos altos relacionados à distribuição de energia elétrica, a solução é buscar a geração de energia renovável, sustentável e mais barata.

Para que um projeto de geração de energia alcance alta performance, algumas medidas são essenciais. Vejamos!

Como ter alta performance na geração de energia

Todo projeto nasce com o objetivo de ser bem sucedido, garantindo economia e, se possível, também obter lucro ou no mínimo, retorno do capital investido. Os projetos de geração de energia não fogem à regra. Mas, para obter a alta performance desejada, algumas atitudes são necessárias:

  • Otimização de Processos

Uma das prerrogativas para alcançar alta performance em um projeto de geração de energia é a otimização de processos. É preciso avaliar em que aspectos do negócio vale a pena investir em novas tecnologias, substituir maquinários e aderir novas atitudes que promovam o consumo consciente, o uso de novas fontes de energia e a redução de custos com energia elétrica.

  • Planejamento

Para um projeto decolar é necessário um cuidadoso planejamento, que contemple o investimento necessário, previsão do tempo de retorno do investimento, de onde virão os recursos financeiros: capital próprio ou financiamento (?), tecnologia aplicada e lucratividade em curto, médio e longo período.

Para um planejamento eficaz do projeto de geração de energia, é fundamental ter foco na estruturação financeira, que garanta tanto o desenvolvimento, quanto a performance do projeto.

Estruturação financeira para projetos de geração de energia

Por meio de um estudo de viabilidade financeira e da estruturação financeira de projetos de geração de energia é possível identificar e minimizar riscos. Estes dois pontos possibilitam a visibilidade do retorno que o projeto trará e como os investimentos serão alcançados e realizados.

Na estruturação, com os métodos de análise de viabilidade financeira, é possível ter visão completa do potencial do seu negócio e saber como será a sua rentabilidade.

A estratégia de atuação no mercado também pode ser delineada através da estruturação financeira, estabelecendo objetivos para curto ou longo prazo e garantindo um crescimento planejado e sustentável.

Cenário da geração de energia solar fotovoltaica

O Brasil tem grande potencial para a geração de energia solar fotovoltaica e muito tem se investido nos últimos anos neste tipo de fonte.

O governo tem impulsionado consideravelmente a geração de energia limpa e sustentável por meio da criação de linhas de crédito bastante favoráveis para investimentos em projetos de energia solar fotovoltaica.

Daí a importância de apresentar um projeto bem elaborado e estruturado financeiramente, que atraia os investidores ou alcance o aporte financeiro necessário das linhas de crédito disponíveis.

Linhas de crédito para projetos de geração de energia solar

Vamos ver algumas linhas de crédito que podem atender ao seu projeto?

  • Desenvolve SP

O Governo do Estado de São Paulo criou uma linha de financiamento chamada “Economia Verde”, visando atender pequenas e médias empresas na região. Com uma taxa de juros de SELIC + 0,17%, o que dá algo em torno de 0,7% ao mês, o pagamento pode ser feito em até 120 meses.

  • BNDES

Para grandes projetos, o BNDES disponibiliza algumas linhas de financiamento específicas para projetos de energias renováveis, a mais recente linha criada é a BNDES Finame Energias Renováveis, que deverá abrir para o início de operações financeiras via bancos repassadores (operação indireta) a partir do mês de Agosto de 2018. Com esta linha, é possível financiar até 100% do total do projeto (bens + serviços).

Assim como o BNDES, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é um órgão do governo federal e que também dispõe de linhas de financiamento direcionadas a projetos desse tipo.

  • Banco da Amazônia

Repassa os recursos de linhas de crédito do FNO. O objetivo do fundo é estimular a produção e utilização de energia solar no norte do país. Voltada a empresas de todos os portes, possui taxas de juros que variam de 0,59% a 1,02% ao mês, de acordo com o tamanho da empresa. O limite de pagamento é de 144 meses, com até 48 meses de carência.

Outras instituições financeiras aptas a financiar projetos sustentáveis

Existem, ainda, os Fundos Constitucionais, que reservam recursos para financiamento de projetos sustentáveis. São eles:

  • FCO, para projetos da região Centro-Oeste;
  • FNE, para projetos da região Nordeste.

Os financiamentos são disponibilizados por meio de agentes repassadores ou bancos conveniados, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste.

Parceria para a estruturação do projeto

A estruturação financeira de projetos de geração de energia solar se torna muito mais eficaz contando com uma consultoria que tenha experiência neste mercado e possa apresentar as melhores alternativas financeiras.

A Atla é uma consultoria assim. Tem parcerias no Brasil e no exterior que viabilizam projetos de energia e apoia seus clientes com uma estruturação financeira bem elaborada e customizada ao seu projeto.

A equipe da Atla é formada por especialistas financeiros que auxiliam na aceleração dos processos burocráticos e na obtenção de financiamentos e linhas de crédito para tirar o seu projeto do papel.

Conheça melhor a Atla, consultoria especializada e obtenha mais facilmente a alta performance para o seu projeto.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766