autoconsumo-remoto-st

O autoconsumo remoto permite ao consumidor instalar seu sistema gerador em local diferente do local de consumo, desde que ambos estejam em sua titularidade e dentro da área de concessão da mesma concessionária.

O setor de energias renováveis tem crescido rapidamente no Brasil, e com isso, o consumidor está cada vez mais optando por gerar a sua própria energia. Atualmente, de acordo com a ANEEL, existem 29,5 mil instalações de sistemas distribuídos de geração de energia em todo o país, o que equivale a 350 MW de potência instalada.

Para acompanhar tal crescimento, a Resolução Normativa 482/2012 passou por duas atualizações importantes, em 2015 e 2017. E, neste processo três novas modalidades de geração distribuída foram criadas, uma delas é o Autoconsumo Remoto.

Mas você conhece esta modalidade de geração de energia e seus benefícios?

Com o autoconsumo remoto, regulamentado pela Resolução Normativa 687/2015, é possível instalar um sistema de geração de energia em local diferente do local de consumo. No entanto, é necessário que tanto a unidade geradora quanto a consumidora estejam na mesma titularidade – Pessoa Física ou Jurídica – e dentro da mesma área da concessionária distribuidora de energia.

Tais mudanças para a geração distribuída de energia aliam economia financeira, maior preocupação com meio ambiente e autossustentabilidade para o consumidor. Além disso, estimularam a expansão do sistema de transmissão e distribuição, com baixo impacto ambiental, minimização de perdas, e diversificação da matriz energética.

Os benefícios do autoconsumo remoto são muitos, mas vamos listar alguns mais evidentes para quem optar por esta modalidade de geração de energia:

  • Geração de créditos de energia para várias unidades

Se seu empreendimento ou residência já possui uma unidade geradora de energia fotovoltaica instalada, você poderá gerar créditos de energia para outras unidades consumidoras que estejam sob a sua titularidade. Assim, se em um determinado mês a sua geração for maior que o consumo, os créditos gerados poderão ser destinados no percentual que você desejar para outras unidades consumidoras, e assim reduzir as contas de energia. É importante lembrar que os créditos gerados têm validade de 60 meses.

  • Instalação de um sistema longe do local de consumo

Não tem espaço para instalar um sistema de geração de energia? É possível instalar um  micro ou minigerador na sede da empresa e utilização dos créditos na(s) filial(s); Em um sítio, fazenda, casa de praia ou outra localidade a qual seja de sua titularidade. Esta alternativa também é aplicável para locais com muito sombreamento ou índice de irradiação solar baixo.

  • Investimento inteligente

Além da facilidade de poder utilizar a energia gerada excedente compensando na conta de outra residência ou estabelecimento comercial, o autoconsumo remoto também é interessante, pois permite que apenas um sistema de geração de energia de maior porte seja instalado. Dessa forma, evita-se instalar inúmeras outras instalações menores, o que aumenta o seu ganho econômico e diminui o seu tempo de retorno de investimento.

  • Despesa fixa

Com um sistema de geração de energia, será possível ter uma redução significativa na conta de energia, no entanto, não será possível zerar a conta. Por quê? Porque as concessionárias cobram uma tarifa mínima, que é chamada de custo de disponibilidade. Essa tarifa mínima varia de acordo com a ligação da unidade consumidora com a rede.

Ou seja, a ligação pode ser trifásica, bifásica ou monofásica, assim, o dono do sistema terá que comprar no mínimo 100 kWh, 50 kWh ou 30 kWh, respectivamente. Os valores das tarifas variam de acordo com a concessionária local. Mas, a partir do momento que a energia gerada for suficiente para cobrir o consumo da unidade, você só pagará esses custos de manutenção ou disponibilidade.

Ajuda especializada

Ciente da possibilidade de usufruir de um sistema de geração de energia na modalidade de Autoconsumo Remoto, o ideal é procurar uma consultoria especializada em estruturação financeira e linhas de financiamento para projetos de energia. E assim, obter toda a orientação necessária.

A Atla Consultoria tem experiência neste mercado e diversos projetos desenvolvidos, além de parceria com investidores nacionais e internacionais.

Para contar com todo o apoio necessário para o êxito do seu projeto consulte hoje mesmo a Atla!

  • Carlos Eduardo Locatelli

    A energia solar é o futuro da energia! Todos terão seus geradores e até venderão energia no futuro! http://www.csesolar.eco.br

    • Content

      Com certeza, Carlos! A energia solar já é uma realidade, juntos podemos tornar o mercado mais acessível e sustentável para todos. Sucesso!

  • Paulo Gerling

    Boa tarde. Enfrento problemas junto a concessionária aqui no Rio grande do sul, a RGE que pertence a CPFL, pois encaminhei o pedido para o autoconsumo remoto. O sistema encontra-se instalado na loja. A ligação esta com CNPJ da empresa. Passei a titularidade da conta da minha casa para o CNPJ da empresa. A distribuidora negou o pedido alegando que são contas diferentes. O que fazer??


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766