eegm-mecanismo-de-garantia-para-eficiencia-energetica

Você tem um projeto de eficiência energética ou de energia renovável e gostaria de viabilizá-lo por meio de um financiamento? O EEGM é um mecanismo de garantia que pode facilitar o acesso à financiamentos e é oferecido BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O EEGM, cuja sigla em português significa “Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética”, atende a projetos de eficiência energética ou de energias renováveis de autoconsumo realizados por todos os tipos de edificações no Brasil. Ou seja, o projeto pode ser, por exemplo, em um edifício comercial, shopping center, hospital, prédio industrial ou hotel, entre outros empreendimentos.

Na prática, este produto está desenhado para ser usado em conjunto com um contrato de financiamento e um projeto que seja elegível. A garantia pode ser contratada por uma Empresa de Serviços de Energia (ESCO), empresas de engenharia, prestadoras de serviços, clientes finais e todas as edificações interessadas em executar um projeto de eficiência energética ou de energia renovável autoconsumo.

Quais as vantagens de usar o EEGM?

  • Benefícios financeiros

Ampliação do seu limite de crédito e auxílio na obtenção e acesso às diversas linhas de financiamento disponíveis no mercado brasileiro.

  • Garantias de crédito e performance

Concessão de garantia do BID contra a inadimplência por motivos técnicos e/ou financeiros, sem a exigência de comprometimento de bens ou garantias adicionais.

  • Viabilização do projeto

Viabilização financeira para a efetiva execução do projeto. Análise técnica e suporte institucional do BID como referencial para facilitar a aprovação junto ao financiador do projeto.

Como o EEGM funciona?

Você também quer usufruir destas vantagens? O primeiro passo será fazer uma verificação de elegibilidade. Aqui, você poderá contar com a  Atla Consultoria para fazer isto por você, bastando contatá-la por telefone ou por e-mail. Em apenas um dia, você saberá se o seu projeto é elegível ao financiamento ou não.

Se a resposta for positiva, vem a etapa de pré-aprovação de crédito, que demora cerca de três dias. Para isso, basta preencher um formulário básico e enviar algumas informações cadastrais das empresas envolvidas no projeto, tanto da tomadora do crédito quanto da beneficiada pelo projeto.

Projeto será analisado pelo BID

Feito isso, é a hora da análise do projeto e aprovação final do crédito por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Em dez dias e com base nas informações recebidas, o banco vai analisar em detalhes o projeto e as empresas envolvidas, com questionamentos pontuais, se for o caso e, finalmente, aprovar ou não o crédito.

Nesta fase, será necessário indicar uma instituição financeira para obtenção dos recursos financeiros, o que deve ser feito em um dia. Aqui, a Atla Consultoria também pode auxiliar, realizando contato com as instituições financeiras ou similares interessadas no financiamento do projeto e, ainda, cuidar do processo de apresentação do projeto à instituição selecionada, esclarecendo eventuais dúvidas.

Aprovação do crédito

A aprovação da garantia para o empréstimo ou financiamento leva cinco dias e a Atla  agiliza os processos burocráticos e operacionais necessários para a aprovação final do limite de crédito. Vale lembrar que aprovação de crédito é etapa obrigatória antes da solicitação oficial para emissão da carta de garantia do EEGM, etapa esta que demora apenas um dia.

Com todas estas fases cumpridas, é possível fazer a solicitação formal para o BID realizar a emissão da carta de garantia, o que pode levar 20 dias. Após a assinatura de todos os contratos entre as partes, o BID emite a garantia para o beneficiário.

 

Ficou interessado? Não é tão complexo quanto você imaginava, certo? Acesse o FAQ do site oficial e saiba muito mais sobre este assunto!

 

AT_CTA_Rodape_eBook04_EEGM


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766