Principais condições financeiras para viabilização de um projeto de energia fotovoltaica

Devido ao cenário econômico atual, muitas vezes, ao começar a desenvolver um projeto de energia fotovoltaica, tende-se a falar muito do impacto sócio-ambiental e do apelo inovador da aplicação desta tecnologia, evitando-se tratar das condições financeiras nesta etapa. Isto porque orçamento tem sido um desafio para as empresas.

Porém, omitir este tipo de informação não evita questionamentos sobre isso. Sendo assim, é melhor estar preparado para propor e discutir as condições financeiras que possam viabilizar projetos de energia fotovoltaica do que postergar essa discussão e passar meses trabalhando nas questões técnicas de algo que não terá continuidade por falta de investimento. Será perda de tempo e dinheiro.

Seja você o primeiro a falar das condições financeiras

Independentemente do cenário econômico, as empresas só costumam apoiar projetos que tragam retorno financeiro adequado, o chamado ROI (Return on Investments). Cada empresa possui os seus critérios de avaliação e é importante identificar quais são estes critérios o quanto antes. Afinal, as empresas visam aumentar sua lucratividade, que é um de seus principais indicadores de sucesso. E o lucro é diretamente impactado pelos investimentos realizados e oscilações do mercado, tornando as análises financeiras temas relevantes e fundamentais para a tomada de decisões de investimentos das empresas.

Por entender essa realidade, você já deve sair na frente. Apresentar uma oportunidade sem falar em questões financeiras pode ser encarado como um sinal de despreparo ou falta de conhecimento do negócio. Por isso, é importante conhecer as opções existentes no mercado para financiar os projetos que você pretende apresentar.

Projetos de energia: tempo é sinônimo de dinheiro

Ao trazer a discussão das condições financeiras para o início do projeto, além de ganhar a confiança dos aprovadores e transmitir mais credibilidade, é possível ir construindo a melhor estratégia de financiamento e elaborando com calma todos os demais materiais envolvidos. É que alguns itens exigidos pelos potenciais fundos, bancos ou investidores têm uma certa complexidade e, portanto, o tempo maior será um aliado.

Por exemplo, se durante a análise do cenário energético da empresa, é identificada a necessidade de preparação de documentação societária específica, já é possível estudar de que forma isso pode ser feito. Assim, a partir da aprovação do projeto, você já terá um material consolidado para submeter a um possível financiamento. Do contrário, a busca e a submissão poderão impactar diretamente o cronograma do projeto.

A análise financeira além do orçamento

Ao seguir as etapas de projeto, será inevitável passar pelas condições financeiras quando se for discutir os orçamentos. Porém, fazer uma discussão sobre as questões financeiras somente nesta etapa, além de ser um tanto quanto tardio, será incompleto. Pois a análise das condições financeiras vai muito além dos orçamentos: ela é um fator chave para saber o impacto e a viabilidade do projeto.

Lembre-se do envolvimento dos parceiros externos

Quando se trata de financiamentos para um projeto de energia fotovoltaica, existem várias opções, porém, isso não quer dizer que elas sejam simples. Assim como na aprovação dos projetos junto aos clientes. É preciso bastante dedicação e um conteúdo de muita qualidade para garantir a aprovação do projeto junto aos bancos de fomento, investidores, fundos, etc. Eles têm critérios que vão além da capacidade financeira da companhia em arcar com os custos do financiamento já que avaliam, também, a viabilidade técnica do projeto.

E essa análise, por parte dos parceiros externos, por vezes, pode levar tanto tempo quanto a elaboração do projeto. Por isso, antecipar a discussão do âmbito financeiro é também uma forma de reduzir o cronograma de implantação do projeto. E, uma vez que aprovado, quanto antes ele deixar de ser apenas uma oportunidade para apresentar resultados concretos, tanto melhor, não é mesmo?

Quer apresentar um projeto que vai ao encontro das expectativas financeiras dos tomadores de decisão? Então, consulte a Atla agora mesmo!

AT_CTA_Rodape_eBook11_FAQ


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753