contrato de performance

Uma das etapas em um projeto de eficiência energética é a montagem de um contrato de performance, firmado entre as empresas ESCO e o cliente.

Neste documento são estabelecidas as condições para o desenvolvimento e remuneração das implantações. Saiba como montar este contrato e quais seus objetivos.

O que é uma ESCO?

ESCO significa Empresa de Serviços de Conservação de Energia. Portanto, ESCOs são empresas especializadas em promover a eficiência energética para seus clientes. São fortes aliadas do empreendedor que pode contar com elas quando o objetivo é a redução nos custos no consumo de energia e partilha dos resultados obtidos.

Contrato de performance: entenda melhor

O projeto de eficiência energética envolve o estudo das instalações a fim de identificar as medidas que poderão ser desenvolvidas para a redução de consumo e melhoria da eficiência da instalação. A contratação de uma ESCO, baseada no modelo de contrato de performance, garante ao cliente um determinado grau de redução no consumo de energia.

Firmado entre a ESCO e o cliente, o contrato de performance visa a partilha dos resultados obtidos através da redução alcançada nos custos de consumo de energia. Estabelece, também, as condições de remuneração e as ações previstas para a implantação do projeto.

Veja no esquema abaixo como funciona o contrato de performance. Ele demonstra o custo que o cliente tem com a energia, qual será a redução deste custo a partir de um contrato de performance com uma ESCO e qual será o custo final levando em conta a redução prevista.

Atla

Fonte: http://www.abesco.com.br/pt/contrato-de-performance/

Responsabilidade técnica e financeira

O contrato de performance determina que a responsabilidade técnica e financeira no projeto seja da ESCO. O escopo de ação entre as partes, ESCO e cliente, é definido no contrato. A ESCO é responsável, também, em aportar o capital necessário ao projeto que terá o seu retorno durante um período de tempo pré-definido.

Existem dois tipos de contrato de performance. Um considera os ganhos garantidos pela ESCO e uma margem de segurança. O outro prevê economias partilhadas. Neste, não há garantia dos ganhos pela ESCO.

As características do contrato de performance são:

  • Remuneração baseada na economia gerada;
  • Investimentos feitos pela ESCO;
  • Vantagem do cliente não necessitar pagar pelo serviço;
  • Cliente se apropria dos benefícios gerados pelo contrato.

Etapas do Contrato de Performance

Agora, vamos ver passo a passo, quais são as etapas que envolvem o contrato de performance:

  1. A ESCO faz um diagnóstico da instalação sem custo para o cliente;
  2. A viabilidade do projeto é analisada pela ESCO que verifica se é possível assumir o risco;
  3. Baseado no diagnóstico, a ESCO apresenta ao cliente a proposta do projeto;
  4. Assinatura do contrato baseado em faixas preliminares. Os valores de referência serão medidos e incluídos no contrato;
  5. Um novo e mais detalhado diagnóstico é realizado, os valores antes preliminares agora se tornam definitivos;
  6. O projeto passa a ser desenvolvido seguindo esta ordem: projeto executivo, aquisição dos equipamentos e materiais necessários, instalação, montagem e comissionamento;
  7. Medição para verificar os resultados que foram alcançados;
  8. Aceite do cliente.

Como o EEGM pode ajudar no seu projeto

O Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética (EEGM), é um instrumento de garantia (fiança bancária) desenvolvido para facilitar a obtenção de empréstimos ou financiamentos para projetos de eficiência energética e energias renováveis em edificações no Brasil.

Ele oferece garantia de crédito (fiança) para acessar as diversas linhas de crédito disponíveis no mercado brasileiro através de bancos privados ou públicos.

A iniciativa é apresentada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e possui vantagens como:

  • Pode cobrir até 80% do investimento do projeto, mitigando riscos de crédito de bancos e/ou investidores do projeto;
  • Amplia o limite de crédito das empresas junto às instituições financeiras e reduz o custo final das linhas de crédito já disponíveis;

 

Como facilitar a montagem de um contrato de performance

A parceria com uma consultoria especializada é sempre a melhor maneira de garantir que seu projeto de eficiência energética tenha o financiamento mais apropriado e alcance todos os resultados esperados.

A Atla tem experiência de mais de 8 anos no mercado, desenvolvendo trabalhos junto a entidades, parceiros e investidores no Brasil e exterior. A consultoria é administradora oficial do EEGM no Brasil, e oferece todo seu conhecimento na busca por modelos financeiros que possam viabilizar projetos na área de energia e redução de impacto ambiental.

Conheça a Atla e saiba como montar um contrato de performance energética.

AT_CTA_Rodape_eBook02_CriarProjeto


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753