eficiencia energética: como monetizar propostas

Quando o assunto é projeto de eficiência energética, as vezes  ouvimos o termo “monetizar”. Mas, afinal, o que isto significa? Todas as propostas referentes a este tema devem ser monetizadas? Neste post, vamos esclarecer estas dúvidas.

Monetizar significa transformar a proposta de um projeto que a princípio exigiria grandes investimentos – que pode ser sobre eficiência energética ou não –  em uma boa oportunidade de investimento para o cliente. Ou seja, é oferecer alternativas para fazer crescer o negócio, além de apresentar o problema que será resolvido com a implantação do projeto.

Descubra e atenda as necessidades do seu cliente

E aí vem a dúvida: como fazer isto? Primeiramente, você tem que conversar detalhadamente com seu cliente para entender suas reais necessidades. Pergunte a ele o porquê de um determinado projeto e como isso irá afetar o seu negócio.

A partir destas respostas, você tem a solução: quantificar os benefícios que o projeto trará nos mesmos termos da expectativa do seu cliente. É dessa maneira que ele vai entender e se interessar pela sua proposta.

Ao transformar custos em investimentos, você vai atender ao que os donos do negócio querem: evitar despesas. Porque é assim que funcionam os negócios, quanto menos gastos e mais investimentos que gerem lucro e crescimento, melhor!

Quantas propostas de eficiência energética você deve monetizar?

Voltando a questão inicial, a resposta é simples: todos. Reflita se você está fazendo isso e, se ainda não está, acredite:

 

1 – A monetização de seus projetos de eficiência energética não vai lhe exigir muito tempo;

2 – Seus clientes não vão comprar seus projetos atraídos apenas por bons preços;

3 – Você vai se destacar entre os concorrentes expondo a monetização, pois transformará um projeto custoso em um investimento.

 

Lembre-se de que monetizar um projeto não significa apenas descrever todos os seus benefícios e vantagens para o cliente. Não basta dizer, por exemplo, que o projeto vai trazer economia ou reduzir custos de manutenção. É preciso dizer quanto em dinheiro será economizado.

Conte com uma consultoria especializada

Se, por acaso, você não está fazendo a monetização de seu projeto porque está preocupado se sua análise está correta, saiba que a monetização é um diferencial, mesmo que não esteja 100% adequada a realidade do cliente. Porém, claro, a sua proposta tem que fazer sentido e ser, no mínimo, razoável.

Quando você tiver certeza de que apresentou claramente suas estimativas, deixe seu cliente fazer as correções que ele quiser. De qualquer forma, o que importa é que você começou uma conversa e apresentou caminhos para resolver os problemas do seu cliente.

Você conhece a Atla Consultoria? Trata-se de uma empresa que pode ajudar você a monetizar seus projetos, transformando-os em investimentos. Conte com esta consultoria especializada para vender seu projeto, independentemente se seu cliente optar por financiar ou não os seus custos.

 

Gostou do post? Ainda tem dúvidas sobre como monetizar seus projetos? Então, entre em contato com a Atla Consultoria agora!

AT_CTA_Rodape_eBook07_ConsumoEnergia


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766