Eficiência energética Na industria trata-se da grande sacada

E grande a oportunidade que a eficiência energética traz para as indústrias, segmento que mais consome energia elétrica atualmente. Sabemos, por outro lado, que as fontes de energia estão cada vez mais escassas. Portanto, os gastos são significativos e a ordem é economizar. Por isso, a importância de se viabilizar, cada vez mais, os projetos de eficiência energética por meio de financiamentos.

No Brasil, a energia elétrica ainda é a principal fonte de energia e a indústria, seu maior consumidor. O custo desta energia para a indústria é bastante elevado, principalmente se levarmos em conta o desperdício gerado pelo uso indiscriminado. Segundo pesquisas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 46% da energia do país são utilizadas pela indústria, que também responde por grande parte do seu desperdício.

É aí que entra a eficiência energética, que trata de aproveitar de maneira correta e eficiente o consumo de energia, além de buscar novas fontes de energia renováveis que possam contribuir para a economia de energia e redução de custos para a indústria.

Eficiência energética na indústria

Segundo estudos, 30% da utilização de motores e equipamentos do setor industrial, se operados em condições ideais podem trabalhar de maneira mais eficiente gerando uma economia de energia que alcança até 50%. Definitivamente, a gestão eficiente de energia direta e positivamente na lucratividade da indústria, diminuindo o custo do produto final.

A CNI e as federações de indústrias lançaram uma campanha com orientações para as cerca de 573 unidades industriais do país, apoiando o uso eficiente de energia. Estas instituições estão cientes de que a energia é um dos principais insumos da indústria e, também, preocupadas com a qualidade e os custos dos suprimentos, que são decisivos para a competitividade da indústria nacional.

O material consiste em cartilha, folder e cartaz apresentando dicas que abrangem os principais usos de energia elétrica na indústria e difundindo a eficiência energética sem o comprometimento da segurança e qualidade do processo produtivo.

A eficiência energética nas indústrias passa pela manutenção adequada dos equipamentos, visando o consumo eficiente e correto da energia elétrica; a preocupação com projetos de iluminação nos ambientes fabris e escritórios e a busca por soluções inovadoras, que proporcionem maior eficiência no uso de energia e, consequentemente, maior lucratividade.

Uma das opções para economia e eficiência no uso da energia é a substituição da iluminação convencional pelas lâmpadas de LED, que além das vantagens econômicas, apresentam um baixo custo de manutenção e uma vida útil muito maior. A substituição das lâmpadas convencionais por LED é uma realidade tanto nas indústrias, quanto nas residências e visa a redução no consumo de energia elétrica.

Projetos de eficiência energética

Paralelo ao esforço da indústria em reduzir o consumo de energia elétrica, o Governo e várias instituições financeiras têm apoiado de forma efetiva vários projetos de empresas voltadas ao seu desenvolvimento e, também, à geração através de energias renováveis. Essas iniciativas colaboram para a melhor utilização da energia já disponível e o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável..

O aproveitamento de novas fontes de energia e o incentivo a projetos voltados para eficiência energética podem ser a grande sacada para a indústria nacional elevar seus níveis de produtividade com qualidade, custos mais baixos e economia de energia.

Com o incentivo à eficiência energética na indústria ganha o meio ambiente por meio da economia de recursos naturais, ganha a indústria com economia e eficiência e ganham, ainda, os projetos voltados para esse fim, que podem então ser colocados em prática por meio de diversas linhas de financiamento.

Quer saber mais sobre como conseguir financiamento para projetos de eficiência energética? Consulte a Atla e conheça as várias alternativas e como acessá-las!

AT_CTA_Rodape_eBook12_GuiaApresentacao


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753