eficiência energética

A atual crise econômica enfrentada pelo País tem impactado diretamente as indústrias brasileiras. Empresários de todos os setores buscam alternativas que promovam o aumento da produtividade e a redução de custos na indústria, para garantir a saúde financeira de seus negócios.

Esse esforço em busca de alternativas que gerem economia passa pela eficiência energética, por meio de soluções que garantam os níveis de produção e redução de custos com energia elétrica.

Menor consumo de energia, mais economia financeira

Através de subsídios de recursos ou soluções criadas em parceria com empresas atuantes em projetos de eficiência energética, parques fabris podem ser modernizados com a utilização de motores de alto rendimento, com os seguintes benefícios:

  • Maior vida útil;
  • Maior eficiência energética;
  • Menor consumo de energia;
  • Menos poluidor.

A troca de motores elétricos dos modelos antigos por outros de maior rendimento pode trazer resultados muito positivos. Só para se ter uma ideia, projetos de eficiência energética a partir da automação chegam a gerar economia de até 80% no consumo já no primeiro ano, dependendo do projeto.

Vale lembrar que cerca de 40% do consumo de energia elétrica no País vem da indústria, sendo que 70% deste valor é destinado a motores elétricos, ou seja, há um consumo de quase 30% da energia do Brasil somente em motores elétricos. Isso ocorre devido à utilização de equipamentos com muito tempo de vida: em média 17 anos de uso, o que vai na contramão da eficiência energética.

A troca de um motor antigo por um novo pode proporcionar eficiência imediata de 6%, o que, em tempos de crise, é uma grande diferença. Segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), despesas com energia elétrica correspondem a 39% do custo de produção nas indústrias.

Redução de custos na indústria

Para exemplificar a redução de custos na indústria, há o caso de uma empresa de transporte de containers, que implementou um projeto de troca de motores usados no seu sistema de refrigeração. Esses equipamentos eram antigos e apresentavam baixo rendimento. Os novos motores, mais eficientes, com painéis de acionamento e serviço de comissionamento resultaram numa economia de 16% ou 351,5 MWh por ano nestes compressores.

Em outro parque fabril, localizado em Santa Catarina, a modernização visando à redução de manutenção e otimização do consumo de energia elétrica, com a substituição de motores elétricos por outros de alto rendimento trouxe uma economia de energia elétrica de 32,6% e 21.802,84 kWh por ano.

Apoio a projetos de eficiência energética

Hoje existem várias linhas de crédito disponíveis às indústrias visando facilitar a modernização dos parques fabris com a substituição dos motores na linha de produção. As opções de financiamento, além de custos mais baixos, não comprometem limites de crédito das empresas com bancos comerciais.

Empresários têm ao seu alcance soluções propostas por consultorias financeiras especializadas em projetos de energia, empresas voltadas à eficiência energética e linhas de crédito oferecidas pelo BNDES.

O BNDES mantém 80% de participação em projetos de eficiência energética, com linhas de crédito específicas e custo de 100% da TJLP.

Fabricantes de máquinas também aparecem nesse cenário. Eles oferecem descontos de até 12%, no valor de motores novos na troca por antigos, no momento da entrega, incentivando assim a eficiência energética e evitando a reutilização de motores com muito uso.

Estímulo à indústria e ao comércio

A Aneel também possui um programa de bônus visando estimular indústria e comércio a implementar projetos de redução no consumo de energia elétrica. As concessionárias concedem aos clientes um bônus para compra de novos motores elétricos procurando, assim, evitar o recondicionamento de equipamentos antigos e que consumam muita energia e banindo o desperdício.

A modernização da indústria, além de trazer ganho financeiro, garante a questão da sustentabilidade, uma vez que o meio ambiente é diretamente impactado pelo consumo de energia elétrica.

Precisa de orientação para buscar financiamento para o seu projeto de energia? Converse com a Atla!

AT_CTA_Rodape_eBook09_EconomizarEnergia


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753