energia renovavel e eficiência energética são diferentes

Produzir a mesma energia gastando menos dinheiro ou gerar energia através de novas fontes. Essas são as duas propostas que podem ser feitas em projetos para as empresas. No entanto, durante a negociação e apresentação sobre estes temas para as empresas, é comum surgirem dúvidas. Afinal, eficiência energética e energia renovável tem o mesmo objetivo?

A resposta para essa tradicional pergunta é: Não, porém são complementares. Apesar de ambos os termos se referirem à temática  energia, um envolve a economia no consumo de energia  e o outro a  nova fonte de geração. Em comum, ambas reduzam os impactos aos recursos do meio ambiente.

Entenda como funciona a energia renovável

Energia renovável é aquela cuja fonte é um bem natural que consegue se renovar, não se esgotando com o passar do tempo. Por exemplo, uma energia proveniente do petróleo não pode ser considerada renovável, pois uma vez usado, aquele mesmo petróleo não se renova. É totalmente diferente de uma energia obtida através do sol, que está ali todos os dias, independentemente de quanto usarmos o seu calor.

As fontes de energia renovável, também chamada de energia limpa, as mais comuns são:

  • Sol: energia solar fotovoltaica e energia solar térmica para aquecimento de água
  • Vento: energia eólica;
  • Rios e correntes de água doce: energia hidráulica;
  • Mares e oceanos: energia maremotriz e energia das ondas;
  • Matéria orgânica: biomassa;
  • Calor da Terra: energia geotérmica;

A energia renovável, além de ser uma fonte permanente, também agride muito menos o ambiente, pois causa menor impacto em relação ao  desmatamento e poluição. Por isso, atualmente – época em que as empresas buscam cada vez mais ser identificadas como entidades a favor da proteção da redução dos impactos ao meio ambiente  -, as fontes de energia renovável são excelentes opções ao sistema energético baseado em combustíveis fósseis.

O que é a eficiência energética?

Imagine uma empresa com equipamentos antigos, com pouca manutenção e que nunca foram trocados. Esses equipamentos tendem a ter um gasto de energia muito superior  se comparados aos atuais, afinal a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e hoje temos máquinas muito mais eficientes.

É isso que significa o termo “eficiência energética”: obter o melhor desempenho de uma máquina, com o menor gasto de energia possível. Ou seja, a eficiência é medida através da relação de uso de energia com a produção realizada.

Os projetos de eficiência energética podem envolver diversos tipos de equipamentos e ambientes de uma empresa, organização, condomínio, hotel ou até mesmo de uma cidade. Isso porque a energia é gasta em diversas fontes, como iluminação, climatização, motores e  caldeiras.

Quem adota um sistema de eficiência energética, sempre se beneficia. Muitas vezes, o custo inicial da troca de equipamentos não faz parte do orçamento e pode assustar. Mas, no momento em que forem colocados no papel, todos os benefícios financeiros da troca, ou seja, o quanto de dinheiro será economizado em um espaço de tempo, já será possível ver claramente como a escolha é vantajosa.

Consultoria financeira para projetos de eficiência energética e energia renovável

Na hora de apresentar um projeto de eficiência energética ou de energia renovável, uma consultoria especializada, como a da Atla Consultoria, pode ajudar muito a obter a aprovação do projeto. Isso acontece porque a Atla Consultoria ajuda você a monetizar o seu projeto, escolher a melhor proposta de financiamento para oferecer ao cliente, além de  acompanhar a sua negociação.

 

Quer entender melhor como financiar seu projeto? Confira nosso guia completo sobre alternativas de financiamento!  

 

AT_CTA_Rodape_eBook06_EnergiasAlternativas


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766