Entraves à eficiência energética no Brasil: Como lidar com eles?

O Brasil ainda apresenta diversos obstáculos que o impedem de gerenciar adequadamente a produção de energia na busca da tão sonhada eficiência energética (EE). País de amplo destaque no que se refere à geração de energia, o Brasil dispõe de ricas fontes renováveis e apresenta um setor industrial responsável por cerca de 41% do consumo de energia elétrica, ou seja, 573 mil unidades consumidoras.

Ainda assim, nosso país carece de mais programas e projetos para desenvolver seu potencial energético e, assim, estimular a conscientização do público consumidor sobre o tema. Você sabe quais são os entraves à eficiência energética no país? Para aprender, continue a leitura!

Os obstáculos à eficiência energética

Algumas recentes pesquisas revelam que, sobretudo no setor industrial, há vários entraves ao desenvolvimento da eficiência energética no país. Entre esses, destacam-se:

  • Legislação deficiente com relação a investimentos em energia;
  • Linhas de financiamento inadequadas — ou mesmo inexistentes — para projetos de eficiência energética;
  • Deficiência na capacitação de pessoal e na gestão de projetos voltados ao assunto;
  • Receio de adotar formas diferentes e mais econômicas de energia, devido a determinados riscos;
  • Não colocar a racionalização do uso de energia como prioridade sobre outros investimentos;
  • Deficiência na formação de uma cultura de inovação tecnológica —presente nas grandes empresas, mas ausente em médias e pequenas empresas, que gastam mais energia elétrica do que as maiores.

Os investimentos e a economia energética

Conforme defende a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se os investimentos em programas de eficiência energética no Brasil forem levados adiante, será possível economizar entre 3,5% e 5,35% do total de energia elétrica industrial em 2020.

O setor industrial deve ter aportes em tecnologia avançada que ofereçam soluções eficazes para o problema. A atualmente chamada Indústria 4.0 é aquela que oferece elevada agregação de valor, com bom investimento tecnológico e benefícios relevantes, como:

  • Produtividade ágil e flexível;
  • Redução de custos — 30% somente na área de engenharia;
  • Disponibilidade otimizada de máquinas e equipamentos;
  • Ampliação da margem de lucro e faturamento.

As soluções tecnológicas contribuem para que as indústrias reduzam o consumo de energia em até 50%. Por isso, é preciso investimentos nessa área para garantir uma eficiência energética condizente com o porte do país e com suas possibilidades de desenvolvimento.

Soluções para driblar os entraves

Quem lidera os programas de EE no Brasil são a Eletrobrás (responsável pelo Programa Nacional de Conservação pela Energia Elétrica, pelo Procel); e a Agência nacional de Energia Elétrica, ANEEL (Programa Anual de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica).

Esses programas obrigam as distribuidoras de energia a investir 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética. Entretanto, as empresas ainda encontram muitos obstáculos para obter créditos para investimentos em EE.

O país precisa de mais medidas de incentivo, que possibilitem aos bancos o desenvolvimento de soluções de financiamento voltadas a projetos de EE e instalação de sistemas de geração de energia renovável com taxas de juros condizentes com às necessidades do mercado.

Outras soluções são:

  • Compras cooperativas, pois reduzem entraves econômicos e de mercado;
  • Redução de custos da tecnologia mais eficiente;
  • Apoio à P&D — Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Divulgação de informações sobre o tema, esclarecendo consumidores e investidores sobre as vantagens futuras que serão alcançadas a partir de investimentos em EE.
  • Medidas políticas que estabeleçam normas regulatórias sobre padrões mínimos de desempenho energético;
  • Medidas políticas que definam preços mais altos para a energia tradicional, ao mesmo tempo em que reduzem o preço da energia originária de fontes alternativas.

O que pensa sobre os entraves à eficiência energética no Brasil? Compartilhe sua opinião sobre o assunto! Quer trocar ideias também com seus amigos? Então, compartilhe este post nas redes sociais e estenda a conversa!

AT_CTA_Rodape_eBook01_ProjetoEnergia


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766