viabilidade-financeira

A ideia para um novo projeto você já tem. Agora é fundamental saber como será a aceitabilidade dele na hora de apresentá-lo aos tomadores de decisão. Somente assim, você pode ter a segurança de que seu projeto vai sair do papel.

Antes de colocar o seu projeto em prática, é necessário fazer um estudo de viabilidade financeira para projetos de energia. Mas, afinal, o que é isso e como funciona?

No estudo de viabilidade financeira é avaliada a aplicabilidade do projeto, fazendo uma projeção dele frente ao mercado de forma a garantir maior segurança aos investidores. Ele analisa em que condições o seu projeto torna-se lucrativo e é isso que auxilia muito a obtenção de financiamentos junto às instituições financeiras do mercado.

Etapas do estudo de viabilidade financeira para projetos de energia

A primeira ação a ser tomada para conhecer a viabilidade de um projeto de energia é a mesma que se utiliza para um novo negócio ou produto, ou seja, é avaliar o grau de aceitação pelos clientes.

Para isso é realizada uma análise mercadológica no segmento em que o projeto, o produto ou o serviço será disponibilizado e assim se obtém um diagnóstico da aceitabilidade. A partir deste ponto, são mapeados todos os aspectos que certamente influenciarão na receita e garantirão se o projeto é ou não viável.

Existem critérios que são utilizados nos estudos de viabilidade financeira de projetos e que auxiliam na tomada de decisão. Vamos ver quais são os cinco mais relevantes? Acompanhe!

  1. VPL – Valor Presente Líquido

A boa e velha matemática financeira indica que não se pode somar ou subtrair dinheiro em períodos diferentes de tempo, da forma como estamos acostumados. Isso se deve ao efeito da desvalorização do dinheiro ao longo do tempo. .

Ou seja, trata-se uma operação matemática que determina quanto os pagamentos futuros valeriam atualmente se descontados os juros e o custo inicial.  O conceito novo aqui é a atualização. O VPL sempre é favorável quando for maior ou, no mínimo, igual a zero, pois indica que o seu projeto terá um retorno maior que o custo inicial.

2. TIR – Taxa Interna de Retorno

Trata-se de uma taxa de desconto hipotética, que aplicada ao fluxo de caixa traz os valores das despesas ao valor presente e faz com que sejam iguais aos valores dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

A TIR é, portanto, a taxa que atualiza o valor atual líquido e que torna o investimento igual a zero, ou seja, quanto maior a TIR, mais favorável a viabilidade do projeto. A taxa de atualização deve ser menor que a TIR para que o indicador seja favorável. A TIR será sempre maior que a taxa básica de atualização do capital, quando o VPL for maior do que zero.

3. “Pay-back” – Período de Recuperação do Investimento

É um período limite, normalmente contado em anos, onde se prevê a recuperação do valor investido inicialmente. Quanto menor o período de recuperação, maior a viabilidade do projeto.

4. Ponto de Equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio consiste na fase em que os custos e as receitas do projeto se igualam, não apresentando prejuízo e nem lucro.

5. Custo de Oportunidade

O Custo de Oportunidade representa a taxa de referência que corrigirá o fluxo de caixa. Uma boa taxa de referência no Brasil é a Taxa SELIC (Taxa Básica de Juros) que corrige muitos investimentos, como no Tesouro Nacional, por exemplo. Então, se um projeto apresentar uma TIR menor do que a SELIC, não compensa investir no projeto e sim investir no Tesouro Nacional. Esse é o princípio de qualquer análise de viabilidade financeira de projetos.

Como uma consultoria para estudo de viabilidade de projeto pode ajudar?

Todo este estudo de viabilidade de projetos aumenta a garantia de que seu projeto será bem avaliado. E ai contar com a orientação e assessoria de uma consultoria especializada no assunto pode fazer a diferença.

Com expertise e experiência na realização do estudo de viabilidade financeira, uma consultoria pode alcançar uma melhor avaliação para o seu projeto e, consequentemente, conquistar o aporte financeiro que ele necessita para sair da gaveta.

A Atla tem larga experiência em investimentos para projetos de energia e pode oferecer alternativas de crédito para este setor por meio do sólido relacionamento que tem com instituições financeiras, investidores brasileiros e internacionais e organismos multilaterais.

Está precisando realizar um estudo de viabilidade financeira para o seu projeto de energia, bem estruturado e com boa visibilidade no mercado? Então, consulte a Atla agora mesmo!

 

AT_CTA_Rodape_eBook11_FAQ


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753