financiamento do bndes

 

Conheça as principais regras exigidas da empresa que pretende solicitar um financiamento do BNDES para investir em um projeto de energia.

Houve um tempo em que se acreditava que conseguir um financiamento do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, era possível apenas para grandes empresas, especialmente para aquelas que atuavam em grandes obras de infraestrutura. Considerado um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, a instituição atua no fomento de empreendimentos de vários portes e de diversas finalidades.             

Se sua empresa precisa de aporte financeiro para investir em um projeto de energia, é preciso conhecer antes todos os requisitos e garantias que deverá apresentar se optar por solicitar um financiamento do BNDES. Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que sua empresa pode ser cliente do Banco. Veja abaixo os requisitos para ser cliente:

– Empresas sediadas no Brasil;

– Empresários individuais (pessoa física ou jurídica)

–  Microempreendedores individuais (pessoa jurídica);

– Entidades ou órgãos públicos, da administração direta e indireta, das esferas Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal;

– Fundações e associações de direito privado;

– Cooperativas;

– Pessoas físicas domiciliadas e residentes no país, desde que exerçam atividades econômicas e sejam devidamente registradas, como, por exemplo, caminhoneiros e produtores rurais;

– Consórcios e condomínios que exerçam atividade produtiva; e

– Sindicatos e clubes.

Requisitos mínimos para solicitar um financiamento do BNDES

Se sua empresa se encaixa no perfil de clientes atendidos pelo BNDES, o próximo passo é verificar se ela tem alguns requisitos mínimos para apresentar um pedido de financiamento. Veja alguns dos principais requisitos, segundo a própria instituição:

– Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais;

– Apresentar cadastro satisfatório;

-Ter capacidade de pagamento;

– Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;

– Não estar em regime de recuperação de crédito;

– Atender a legislação relativa à importação, no caso de financiamento para a importação de máquinas e equipamentos; e

– Cumprir a legislação ambiental.

Ciente do que é preciso para solicitar um financiamento do BNDES, veja as restrições que impedem uma empresa de conseguir a aprovação de um crédito do banco:

– Ter dívidas com o Sistema BNDES ou integrar Grupo Econômico que possua inadimplência com o Sistema BNDES;

– Ser responsável por título protestado (salvo se houver, a critério do BNDES, justificado o protesto ocorrido);

– Constar em processo judicial que, a critério do BNDES, possa comprometer a capacidade de cumprimento de suas obrigações perante o BNDES;

– Ter apontamentos cadastrais indicando inadimplência contumaz ou restrições à sua idoneidade; ou

– Estar em processo de falência, concordata ou recuperação judicial ou extrajudicial.

Garantias exigidas para acessar um financiamento do BNDES

Como se sabe, o BNDES possui linhas de crédito que são repassadas diretamente pela própria instituição ou podem ser repassadas de forma indireta, por instituições bancárias estaduais, regionais e até nacionais. No caso do repasse indireto, a lista de garantias que devem ser apresentadas para acessar uma dessas linhas depende da instituição com a qual se está negociando. Em muitos casos é mais interessante solicitar o financiamento de forma indireta.

Quando a negociação é feita diretamente com o BNDES, os clientes precisam apresentar garantias reais, da empresa e pessoais dos sócios, como por exemplo:

– Hipoteca

– Penhor

– Propriedade fiduciária

– Recebíveis e outros

– Fiança, ou

– Avalista.

No caso de financiamento para compra de equipamentos, o BNDES exige que seja constituída a propriedade fiduciária sobre os bens do objeto do financiamento, que será mantida até a liquidação final do contrato.

Se sua empresa pensa em investir em um sistema de energia renovável e quer saber mais sobre os requisitos, garantias e demais informações sobre como ter acesso a um financiamento do BNDES e outras instituições bancárias, entre em contato com a Atla Consultoria e veja a melhor forma de tirar o seu projeto do papel.

AT_CTA_Rodape_eBook01_ProjetoEnergia


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3753