financiamento para eficiência energética

Se você tem um projeto de eficiência energética, ele não pode ficar parado por falta de financiamento. Isso porque já está provado que a eficiência energética pode trazer até 60% de economia para as indústrias. Nada mal, principalmente no cenário que estamos vivendo hoje de total instabilidade econômica. Mas, se o seu problema é conseguir um financiamento para eficiência energética, nesse post nós te oferecemos a solução!

A crise política e financeira que tomou conta do Brasil está comprometendo seriamente o desempenho das indústrias brasileiras, que estão fazendo de tudo para driblar as incertezas e volatilidade do mercado. Neste cenário, os empresários estão buscando, agora mais intensamente, soluções que possam alavancar sua produtividade e, como não poderia deixar de ser, também reduzir os custos operacionais.

Uma parcela considerável de projetos relacionados à eficiência energética está relacionada à automação industrial, que vem sendo capaz de reduzir bastante os gastos anuais das indústrias com energia nas suas várias unidades fabris.

Eficiência energética pode garantir permanência da empresa no mercado

Você sabia que, por exemplo, se uma empresa trocar seus motores elétricos antigos por modelos novos, que apresentem alto rendimento, ela terá uma economia expressiva nas suas despesas mensais? Os projetos de eficiência energética vêm trazendo savings para empresas de diversos portes e segmentos e, muitas vezes, sendo responsáveis pela permanência da empresa no mercado.

Por isso que é tão importante que os projetos não fiquem engavetados por falta de financiamento para eficiência energética. Claro que os resultados alcançados estão diretamente relacionados às características de cada projeto.

Segundo o Terra, a Brado Logística, empresa do grupo Cosan, que atua no mercado logístico de transporte de contêineres, é um bom exemplo do sucesso da eficiência energética. Com o objetivo de modernizar o parque fabril, reduzir o consumo de energia e aumentar a confiabilidade no processo, a empresa implantou um projeto em sua unidade de Cambé, no Paraná. A solução foi desenvolvida pela SDS com a utilização de produtos da gigante jaraguaense WEG.

O projeto contemplou a troca de motores antigos e de baixo rendimento do sistema de refrigeração por motores de alta eficiência, além de painéis para acionamento dos mesmos e serviço de comissionamento e startup. O resultado final foi uma economia anual de 16%, ou 351,5 MWh, nos compressores do sistema de refrigeração, com TIR (Taxa Interna de Retorno) de 45,54%.

Eficiência energética: mais casos de sucesso

A fabricante catarinense de relógios Herweg S.A., localizada em Timbó, no Norte de Santa Catarina, também recorreu à modernização do parque fabril com o objetivo de reduzir a manutenção e otimizar o consumo de energia elétrica. Neste caso, o projeto propôs a substituição dos motores elétricos antigos por modelos de alto rendimento e inversores de frequência com funções de CLP incorporadas. O resultado foi uma economia anual de 21.802,84 kWh e 32,6% de energia elétrica.

Outro caso de sucesso foi registrado nas estufas de secagem da empresa Banana Brasil, que atua no mercado de alimentos nutritivos e fica instalada em Schroeder, Norte catarinense. Foram realizados diversos testes e estudos analíticos para o entendimento do processo produtivo. A partir das conclusões obtidas, ocorreu a aplicação do redimensionamento e a redução da velocidade dos motores dos ventiladores, alcançando-se uma economia de energia elétrica de 43%.

Como conseguir financiamento para eficiência energética?

Se você já está ciente do potencial de redução de gastos em energia, já tem um projeto em mãos, mas não tem o capital necessário para aplicá-lo, a primeira coisa que você precisa fazer é procurar uma consultoria financeira especializada nessa área, como a Atla Consultoria.

Os profissionais da Atla Consultoria vão avaliar o tipo e tamanho do seu projeto e te oferecer as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado. A consultoria também auxilia durante os processos de negociação e oferece todo suporte necessário.

 

Ficou interessando em um financiamento para eficiência energética? Então entre em contato agora mesmo com a Atla Consultoria e tire sua ideia do papel!

 

AT_CTA_Rodape_eBook05_SubstituicaoInvestimento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753