financiamento para projeto de energia

Se você tem um projeto de eficiência energética ou de energia renovável e vai precisar de um financiamento para implementá-lo, este post é para você. O EEGM é um mecanismo de acesso a um financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ele pode ser usado tanto para projetos de eficiência energética quanto de energias renováveis de autoconsumo.

Vamos esclarecer aqui as 5 principais dúvidas sobre o EEGM que devem estar na sua cabeça. Confira!

1 – Quem pode acessar o EEGM?

Trata-se de um produto voltado a projetos realizados por todos os tipos de edificações do País. Portanto, se o seu projeto for destinado a uma empresa de engenharia ou arquitetura, uma empresa de projetos ou instalações, uma instituição financeira, um edifício comercial, um shopping center, hospital, prédio industrial ou hotel, entre outros empreendimentos, você poderá contar com o EEGM.

2 – Quem é o BID e qual o seu papel quanto a este tema?

O BID é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e Caribe. Ele foi criado para apoiar iniciativas que possam reduzir a pobreza e a desigualdade, promovendo desenvolvimento sustentável e sem prejuízos climáticos.

O BID tem como acionistas 48 países-membros, incluindo o Brasil, e seu papel é auxiliar seus clientes na elaboração de projetos, oferecendo financiamento e assistência técnica para as iniciativas que promovam o desenvolvimento sócioambiental. Utilizando toda a sua experiência, o BID mede o impacto dos projetos sempre visando o aumento da eficácia dos projetos apoiados.

3 – Como devo apresentar meu projeto de energia para conseguir captar recursos por meio do EEGM?

Você deve conectar diretamente dois conceitos importantes: a eficiência energética e a redução do consumo . É fundamental que você demonstre a redução de despesas e, consequentemente, da emissão de CO2, para quem vai implantar o projeto. Partindo do princípio de que haverá  uma redução dos valores na conta mensal de energia, permite-se a liberação de recursos financeiros que vão suportar o pagamento do parcelamento ou financiamento do novo sistema implantado.

4Há possibilidade de uma mesma empresa ou indústria apresentar mais de um projeto junto ao EEGM e ao BID?

Sim, sem problema algum. Uma indústria pode realizar mais de um projeto com através do EEGM, utilizando este instrumento para alavancar seus limites de crédito, reduzir seus custos e aumentar os prazos dos financiamentos de seus projetos de  eficiência energética e energias renováveis.

5 – Por meio de quem será mais viável o acesso ao EEGM e ao financiamento do BID?

No Brasil, o BID contratou a Atla Consultoria  como administradora oficial deste instrumento no País. Trata-se de uma empresa especializada em finanças para projetos de eficiência energética e energias renováveis. Seus sócios e colaboradores são experientes, têm profundo conhecimento quanto ao desenho e implantação de projetos no mercado financeiro e de energia.

Portanto, a Atla é a responsável pela coleta das informações das empresas interessadas e de seus projetos. A nossa equipe também realiza o contato com as principais entidades do setor, fabricantes, empresas de projetos, ESCOs, empresas de engenharia especializada em eficiência energética, bancos estatais e privados, assim como órgãos governamentais.

E você? Ficou interessado em contar com os serviços da Atla Consultoria para acessar o EEGM? Então, entre agora mesmo em contato com a gente!

 

AT_CTA_Rodape_eBook10_FontesFinanciamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753