projeto de energia renovável

Sua empresa tem um projeto de energia renovável pronto ou em fase de finalização e chegou a hora de buscar o financiamento de uma instituição bancária para garantir a implantação?

Antes de sair à procura de quem pode oferecer o aporte de recursos, é preciso ter certeza de que sua empresa está apta a receber esse financiamento.

Esse será o primeiro passo do percurso rumo ao custeio do seu projeto de energia renovável. Para saber se a empresa reúne todas as condições para acessar os recursos, é preciso demonstrar à instituição financeira que sua organização é sólida, ou seja, que ela possui um histórico de atividade no mercado em que atua, produtos ou serviços de qualidade e bem aceitos na praça e, também, se tem funcionários.

O segundo critério que poderá definir se sua empresa está pronta ou não receber o financiamento é provar sua capacidade de pagamento dos recursos. Ou seja, sua empresa precisa garantir que o dinheiro investido no seu projeto de energia renovável voltará aos cofres do banco.

Esses critérios costumam ser seguidos tanto por instituições privadas quanto pelas públicas. Estas, por terem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento, costumam ser mais rígidas na análise de crédito e entram mais a fundo na análise da viabilidade do projeto.

O que é preciso para conseguir um bom financiamento para seu projeto de energia renovável

Como vimos acima, para conseguir um bom financiamento sua empresa, resumidamente, é preciso demonstrar que ela está consolidada no mercado, dá lucro e que seu faturamento está em ascensão. Também é necessário demonstrar que seu projeto de energia renovável vai auxiliar no crescimento do seu negócio e possibilitar o retorno esperado.

Do contrário, se sua empresa apresentar redução no faturamento, diminuição do patrimônio líquido e estiver sem capacidade de investimento, é pouco provável que as instituições bancárias concedam os recursos de que você necessita. Se conceder, pode ser um valor menor do que você está requerendo e, ainda, com aumento da rigidez das garantias exigidas.

Para se assegurar de sua capacidade de acessar um crédito, analise com imparcialidade a posição da sua empresa no mercado. Coloque-se na posição de quem vai julgar seu pedido de crédito e se pergunte honestamente:

– Os produtos que ofereço são competitivos?
– Quais as perspectivas do mercado em que atuo? Ele está crescendo ou encolhendo?
– Há segurança regulatória do nicho em que atuo ou há ameaças que possam comprometer o meu negócio?
– Como estão minhas vendas e quais as perspectivas de crescimento?

Se as respostas a esses questionamentos forem positivas, veja a seguir como você precisa provar que está apto a receber o financiamento do seu projeto de energia renovável.

Documentos necessários para dar entrada ao pedido de crédito

Basicamente, há quatro tipos de documentação que a empresa precisa apresentar à instituição financeira a qual está pleiteando um financiamento. São eles:

1 – Comprovação de que sua empresa atua no mercado de forma legalizada. Para isso, é importante apresentar documentos como: contrato social, alvará de funcionamento, certidões negativas de débitos de impostos ou protestos, entre outros.
2 – Comprovação da saúde financeira da sua empresa, com a apresentação de documentos como balanços, demonstrações do resultado do exercício (DREs), demonstrações das mutações do patrimônio líquido (DMLP), etc.
3 – Plano de negócios. Necessário para mostrar a visão geral da empresa, os investimentos realizados, as projeções financeiras para o futuro e outras garantias de solidez do próprio negócio e do projeto que se deseja tirar do papel.
4 – Documentação que garanta a capacidade de pagamento do crédito acessado, como registro de imóveis, carta fiança, contratos de recebíveis ou outras garantias exigidas pelo banco.

Além desses documentos, outras exigências podem ser solicitadas pelas instituições de crédito. Se você precisa financiar o projeto de energia renovável de sua empresa, entre em contato com a Atla Consultoria e entenda o passo o passo detalhado de tudo o que deve ser providenciado para acessar o crédito de que você necessita.

AT_CTA_Rodape_eBook10_FontesFinanciamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766