Alternativas de financiamento para eficiencia energetica

Propor um projeto de eficiência energética e ouvir um “sim” como resposta é um desafio e tanto. Mas mesmo que não seja uma tarefa completamente fácil, existem algumas formas de receber mais respostas positivas do que negativas.

Tudo começa com duas principais estratégias que você precisa ter certeza de estar cumprindo: oferecer a possibilidade de financiamento de equipamentos logo no início do processo de venda e falar com a pessoa certa – aquela que realmente tem o poder de tomar decisões.

Alternativas de financiamentos são a solução para a falta de orçamento em projetos de eficiência

Os projetos de eficiência energética geralmente envolvem a substituição ou atualização de um ou mais equipamentos já existentes e usados pelas empresas. Quando um cliente diz não a um projeto, não significa que ele não considere a ideia apresentada adequada e proveitosa para o seu negócio. Na verdade, nas entrelinhas, o cliente está querendo dizer que não pode fazer o investimento necessário no momento.

Enquanto, no Brasil, o financiamento para a compra de um novo equipamento ou substituição do antigo ainda não é muito utilizado – muitas vezes por falta de conhecimento -, nos Estados Unidos, essa prática movimenta um negócio de 900 bilhões de dólares, segundo a Equipment Leasing and Financial Association. Estatísticas também demonstram que nos EUA, mais de 85% das empresas já financiaram algum tipo de equipamento. Dessa forma, as companhias do país utilizam de forma otimizada o seu capital para fazer seus negócios crescerem.

Pode ocorrer, também, que seu cliente já saiba que é possível contar com um financiamento de equipamentos, mas ainda não esteja considerando essa opção. E, sem isso, ele não pode dizer sim, porque apesar de entender a importância do projeto e da eficiência energética, esse investimento não foi planejado e, consequentemente, não foi orçado. Por isso, é fundamental falar desta possibilidade já no início da sua apresentação e, de preferência, com quem realmente toma as decisões financeiras.

Conversando com quem decide

Nem sempre é muito simples contar com a pessoa que decide no encontro que você vai tentar vender seu projeto. Mas insista!

Primeiro, descubra quem é o profissional da área financeira do seu possível cliente e não espere que seus contatos dentro da empresa o convidem. Seja proativo e informe-o que você já tem uma reunião agendada com fulano de tal, mas que gostaria de contar com a importante presença dele também.

Seja gentil e fale em poucas linhas (em caso de e-mail) o que você vai mostrar, de forma a despertar o interesse. Geralmente, a agenda desses profissionais é muito concorrida e eles não se agendarão caso não sintam que precisam conhecer o que você vai mostrar.

Seguindo essas estratégias, você terá mais chances de receber o tão esperado sim! E, mesmo que o tomador de decisão não compareça ou, pior, esteja presente, mas diga não ao seu projeto, você poderá ficar com a consciência tranquila de que fez tudo o que estava ao seu alcance.

AT_CTA_Rodape_eBook03_Financiamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766