financiamento para Geração Distribuída

Você sabia que, desde o final de maio, há uma linha exclusiva de financiamento para geração distribuída (GD)? O lançamento é do Banco do Nordeste (BNB) e vem para apoiar pessoas jurídicas na aquisição e instalação de sistemas de geração de energia distribuída de até 5 MW (micro e mini), com prazos para repagamento de até 12 anos.

Esta linha de financiamento exclusiva é chamada FNE Sol e utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. O custo do financiamento é subsidiado e o prazo de pagamento chega a 12 anos tem até um ano de carência. Além disso, o investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

A economia gerada pode pagar o financiamento

Os empréstimos podem ser usados para sistemas completos, incluindo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação. E o mais interessante é que o próprio projeto se apaga. Inclusive, é até uma sugestão do Banco que a economia na conta de energia seja usada para pagar as parcelas do financiamento. Assim, qualquer empresa, prédio ou empreendimento pode ter acesso e concretizar um projeto de GD.

No lançamento desta nova linha, em 31 de maio deste ano, na sede do Banco, em Fortaleza (CE), o presidente do BNB, Marcos Holanda, apresentou o produto para especialistas do setor e empresários. Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).

O que é Geração Distribuída e quais suas vantagens?

Geração Distribuída (GD) é a expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor, independentemente da potência, tecnologia e fonte de energia. As tecnologias de GD têm evoluído para incluir potências cada vez menores. A GD inclui:

  • Co-geradores;
  • Geradores que usam como fonte de energia resíduos combustíveis de processo;
  • Geradores de emergência;    
  • Geradores para operação no horário de ponta;  
  • Painéis fotovoltaicos;
  • Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH’s.

O conceito envolve, ainda, equipamentos de medida, controle e comando que articulam a operação dos geradores e o eventual controle de cargas (ligamento/desligamento) para que estas se adaptem à oferta de energia.

A GD tem vantagem sobre a geração central porque economiza investimentos em transmissão e reduz as perdas nestes sistemas, melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica.

Consultoria: a melhor maneira de conseguir financiamento para geração distribuída

Uma consultoria especializada como a Atla está apta a fazer uma análise criteriosa do seu caso, avaliando o escopo e alcance do seu projeto, para definir se a melhor solução para o seu negócio é o Financiamento FNE Sol ou, então, sugerir outra opção mais adequada. A Atla Consultoria tem o conhecimento, experiência e rede de contatos que você precisa para conseguir um financiamento e viabilizar o seu projeto de energia.  

 

Ficou interessado em contar com os serviços da Atla Consultoria? Então, entre em contato com a gente e conheça também outras alternativas de financiamento para projetos.

 

AT_CTA_Rodape_eBook03_Financiamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753