LED-

Eficiência energética, alternativas sustentáveis de produção de energia e economia nos custos. É tudo isso que o mercado vem buscando diante dos constantes aumentos das tarifas de energia elétrica.

Entre as alternativas para chegar a este resultado, está a iluminação LED, que proporciona redução das contas com energia, tanto na indústria, quanto nas residências.

As vantagens e a eficiência do uso das lâmpadas de LED estão conquistando o mercado. Embora o custo de substituição ou instalação ainda seja um pouco mais alto que a iluminação convencional utilizada até hoje, o retorno é garantido no médio e longo prazo.

Projeto de eficiência energética e a iluminação LED

O objetivo de um projeto de eficiência energética é garantir a produção e utilização da energia de forma segura, confortável e com baixo custo. Diante disso, a iluminação LED tem inúmeras vantagens a oferecer. Entre elas, estão:

  • Eficiência energética:

As lâmpadas de LED produzem muito mais luz, gerando uma economia de energia entre 50 a 80%, se comparado aos modelos tradicionais. Proporcionam, ainda, a redução de emissão de carbono e evitam os desperdícios de energia em forma de calor como ocorre na produção das lâmpadas incandescentes.

  • Custo menor:

Apesar de ainda terem um valor mais caro que as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, a economia de custos na utilização de energia, manutenção e conforto compensam o investimento inicial.

Comparadas às outras lâmpadas, a capacidade luminosa das de LED apresentam uma durabilidade muito maior. Isso evita a substituição em curto espaço de tempo. Prova disto é que se ligadas durante 8 horas por dia, elas podem durar até 17 anos (modelos de 50.000hs de vida útil).

O material com que são desenvolvidas lhes confere maior robustez e, consequentemente, maior resistência, evitando com que se quebrem com facilidade.

Elas não emitem calor, evitando assim o aquecimento do ambiente e gerando menor custo de utilização de refrigeração, o que leva ainda mais à economia de energia.

  • Sustentabilidade:

Por não possuírem filamentos metálicos, nem substâncias tóxicas, como o mercúrio, em sua composição, as lâmpadas de LED não poluem o meio ambiente, o que as torna mais sustentáveis.

A durabilidade e o fato de serem recicláveis também evitam seu acúmulo em aterros sanitários, reduzindo os impactos ambientais.

  • Funcionalidade:

A funcionalidade da iluminação de LED também é um fator a ser levado em conta em um projeto de eficiência energética. Elas proporcionam melhor controle sobre o ajuste de cor, intensidade e direção da luz, permitindo sua otimização e economia de custos no projeto, que pode ser dimensionado de acordo com a necessidade do ambiente.

As lâmpadas de LED também reduzem a poluição visual e podem ser decorativas devido ao seu design. Adaptáveis a praticamente todos os tipos de ambientes e sistemas de instalação, podem ser compactas, sem perder a intensidade.

  • Valorização do imóvel:

Além de todas as vantagens já apresentadas, a iluminação LED proporciona ao imóvel onde é instalada, seja empresa ou residência, uma valorização diante de outros imóveis que não possuem estes recursos. Isso tendo em vista a economia gerada ao longo dos anos.

Estruturação financeira: Dois fatores a considerar

No momento de fazer a estruturação financeira do seu projeto de eficiência energética, dois pontos devem ter especial consideração. O primeiro é a instalação da iluminação LED que, num primeiro momento pode parecer um alto custo, mas que será minimizado em um curto espaço de tempo.

O outro é a parceria com uma consultoria especializada em linhas de financiamento para projetos de energia.

A Atla possui ampla experiência em projetos deste tipo e poderá elaborar o plano de ação e estruturação financeira de forma personalizada, auxiliando no aporte de capital e garantindo retorno financeiro.

Conheça a Atla Consultoria e saiba o que podemos fazer pelo seu projeto.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766