financiamento para eficiência energética

Você já conhece a Linha Economia Verde, opção de financiamento para projetos de eficiência energética? É uma ótima alternativa para quem está buscando financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa e que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente.

Oferecida pela Desenvolve SP e disponível para empresas com sede e administração no Estado de São Paulo, as condições de financiamento da Linha Economia Verde são atraentes. Eles trabalham com uma taxa variável, partindo de 0,53% ao mês (atualizada pelo IPCA) e prazo de até 120 meses. A carência é de até 24 meses e a participação de até 100% do valor dos itens financiáveis.

Financiamento para projetos de eficiência energética

A “Linha Economia Verde” está disponível para uma extensa gama de projetos, listamos abaixo alguns deles:

  • Substituição de fontes de energia não renováveis por fontes renováveis
  • Instalação de biodigestores para tratamento de resíduos que realizem o aproveitamento energético.
  • Geração de energia elétrica ou térmica com biogás de aterro
  • Compra e instalação de equipamentos para produção de energia renovável: placas solares, aerogeradores, caldeiras a biomassa, equipamentos para pequena central hidrelétrica, biogás de aterro e outros.
  • Retrofit de equipamentos de refrigeração, substituição de gases na produção, redução de perdas.
  • Edificações com parâmetros de construção civil sustentável – reuso de água, eficiência energética; retrofit de edifícios existentes.

Ficou interessando? Então vamos explicar um pouco sobre o EEGM, um mecanismo que pode facilitar seu acesso à Linha Economia Verde.

Conheça mais detalhes sobre o EEGM

O EEGM é um mecanismo inovador de redução de risco, por meio do qual o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vem ajudando a impulsionar um novo mercado para investimentos em projetos de eficiência energética no Brasil.

Este mecanismo atua por meio de dois modelos diferentes em relação às garantias. Na primeira opção, o risco financeiro e técnico é da Empresa de Serviço de Conservação de Energia – ESCO. O solicitante da garantia é a ESCO, empresas de engenharia ou prestadoras de serviços. Desta forma, o contrato de financiamento será firmado entre o financiador e a empresa que está responsável pela implementação do(s) projeto(s) em questão.

Já na segunda opção, o risco financeiro e técnico é do cliente, ou seja, o solicitante da garantia é o cliente final: aquele que está executando o(s) projeto(s) em sua edificação. Desta forma, o contrato de financiamento será firmado entre o financiador e o cliente final.

Os fundos garantidores são uma alternativa para os pequenos e médios empresários que não possuem garantias reais suficientes para serem utilizadas nas operações de crédito, de acordo com a política de garantia vigente.

Quais as condições gerais do EEGM?

  • Existência de um projeto elegível e um contrato de financiamento performance entre ESCO e cliente final;
  • Prazo máximo de 7 anos;
  • Cobertura máxima de 80% sobre o valor de investimento no projeto;
  • Cobertura de até 100% do valor do financiamento solicitado;
  • Limite máximo de US$ 1,6 milhões (equivalente em reais) e mínimo de US$100 mil (equivalente em reais);
  • Carta de garantia (fiança) emitida em Reais (moeda brasileira);

Consultoria especializada pode ajudar

Se você já está ciente do potencial de redução de gastos em energia e já tem um projeto em mãos, mas ainda precisa conseguir um financiamento para viabilizá-lo, você pode procurar uma consultoria financeira especializada nessa área, como a Atla Consultoria.

Os profissionais da Atla vão avaliar o tipo e tamanho do seu projeto e te oferecer as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado. A consultoria também auxilia durante os processos de negociação e oferece todo suporte necessário.

 

Para saber mais sobre Alternativas de Financiamento para Projetos de Eficiência Energética, confira o nosso ebook sobre o assunto!

 

AT_CTA_Rodape_eBook05_SubstituicaoInvestimento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753