linhas de créditos

Você está considerando montar um projeto de energia sustentável? Então, este post é para você, já que é muito importante começar a pensar no lado financeiro do seu projeto bem no início de tudo.

Atualmente, os investidores estão bastante interessados em viabilizar projetos de energia sustentáveis e isso é uma boa notícia já que geralmente tratam-se de investimentos altos e com longo payback.

Há muitas linhas de crédito no mercado e hoje vamos discorrer sobre algumas delas. Porém, dado os vários enquadramentos possíveis e que dependem de uma série de fatores, uma consultoria especializada em financiamentos para projetos de energia será de grande valia para o seu projeto. Consulte-a antes de tomar uma decisão.  

Linhas de créditos mais atrativas para projetos sustentáveis

1. Desenvolve SP – Linha Economia Verde:

Dentre as várias linhas de financiamento da Desenvolve SP, que atendem desde projetos de investimento em ampliações e modernizações à aquisição de máquinas, a Linha Economia Verde financia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa e que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente por meio de práticas sustentáveis. A linha atende projetos que promovam a redução de consumo de energia ou a troca de combustíveis fósseis por renováveis.

O prazo de pagamento é de até 10 anos, incluindo 2 anos de carência. O público alvo são as pequenas e médias empresas localizadas no estado de São Paulo. A solicitação deve ser feita pela internet com taxas a partir de 0,53% ao mês, dependendo do prazo de pagamento.

2. BNDES

Com relação ao Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES, existem muitas opções e combinações de linhas possíveis. Isto varia de acordo com as especificidades e tamanho de cada projeto e também das características do cliente final. Só para citar algumas:

  • BNDES Finame BK Aquisição;
  • BNDES Finem;
  • BNDES Inova;
  • BNDES Inovagro;
  • BNDES Progeren;
  • BNDES Automático.

Por isso que, como já citamos aqui, uma consultoria financeira especializada em projetos de energia poderá avaliar qual o melhor enquadramento possível para o seu caso, considerando uma série de fatores relacionados ao seu projeto.

3. Fundo de financiamento do Centro-Oeste – FCO

Este fundo foi criado pela Lei nº 7.827, de 1989. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social daquela região. Eles priorizam os financiamentos para os projetos que usam fontes alternativas de energia, promovendo a diversificação da base energética do Centro Oeste.

São duas linhas de financiamento, a FCO Empresarial e a FCO Rural, com prazo de pagamento de até 20 anos e com 3 anos de carência. Para o FCO Empresarial, o público-alvo são as pessoas jurídicas que se dedicam à atividade produtiva nos setores industrial, agroindustrial, mineral, de infraestrutura econômica, turístico, comercial, de serviços, de ciência, tecnologia e inovação.

Já o FCO Rural atende os produtores rurais, na condição de pessoas físicas e jurídicas, suas cooperativas de produção e associações, desde que se dediquem à atividade produtiva no setor rural. O acesso é por meio do Banco do Brasil, Banco de Brasília, Banco Cooperativo do Brasil ou Agência de Fomento de Goiás – a Goiás Fomento. As taxas variam de 7,2% a 8,5% ao ano para o FCO Rural e de 10% a 11,8% ao ano para FCO Empresarial.

4. Banco do Nordeste – FNE Verde

A FNE Verde é destinada a promover o desenvolvimento de empreendimentos e atividades econômicas que propiciem a preservação, a conservação e a recuperação do meio ambiente. O prazo de pagamento é de até 12 anos, incluídos até 4 anos de carência. Podem contratar os produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas), empresas, indústrias, agroindústrias, cooperativas e associações localizadas na região nordeste.

A contratação é realizada por meio de cadastro e limite de crédito aprovados no Banco do Nordeste. Com isso feito, basta apresentar o projeto de financiamento ou a proposta de crédito. Aqui, as taxas variam de 7,2% a 8,5% ao ano.

Gostou? Ficou animado a correr atrás de uma destas linhas de crédito para projetos de energia sustentáveis? Existem muitas outras. Conte com a Atla para esta empreitada!

AT_CTA_Rodape_eBook12_GuiaApresentacao


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753