linhas de financiamento

O Brasil continua buscando alternativas para contribuir para a sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente.

O incentivo e a disseminação das melhores práticas em ações de eficiência energética e geração de energias renováveis passam, também, pela oferta de linhas de financiamento adequadas para fomentar a implementação destes tipos de projetos, propiciando às empresas as condições necessárias para desenvolvê-los.

Incentivo na produção de energia solar

A produção de energia solar é um dos modelos de energias renováveis que tem recebido bastante incentivo, devido ao grande potencial do País na captação e geração deste tipo de energia. No mercado, há várias linhas de financiamento criadas para atender, desde pessoas físicas que desejam instalar sistema de captação solar em suas residências até empresas de todos os portes que procuram utilizar esta fonte de energia em seus negócios, substituindo ou diminuindo o consumo de energia elétrica.

Linhas de financiamento:

No País já temos diversas instituições que oferecem linhas de crédito visando facilitar o financiamento de usinas para geração de energias renováveis, tais como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Goiás Fomento. E agora, o Fomento Paraná também está recebendo recursos do BID para disseminar e incentivar esta prática.

Disseminação de energias renováveis

O banco Fomento Paraná, em conjunto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), formaram um programa voltado ao financiamento de projetos de geração de energia renovável, que terá a duração de 48 meses, onde serão repassados US$ 200 mil em recursos para o mercado de produção de energias renováveis no Paraná. O objetivo, como dissemos, é disseminar ainda mais a produção deste tipo de energia sustentável.

O programa visa propiciar investimentos aos micro e pequenos produtores privados de energias renováveis e de baixo carbono, através de bancos de desenvolvimento nacionais.

A intenção do convênio é colaborar para que seja formando no Paraná um mercado que aproxime fornecedores de projetos sustentáveis, envolvendo eficiência energética e energias renováveis e quem procura reduzir o seu consumo de energia, e até mesmo gerar este tipo de energia.

Linhas de crédito para eficiência energética:

Linhas de crédito próprias para esta finalidade estão sendo criadas, como por exemplo, a linha Fomento Energia,que já existe e é repassada pelo banco Fomento Paraná, e que subsidia recursos financeiros para a aquisição de equipamentos necessários para a geração de energia renovável e melhora da eficiência energética.

Lembrando que recursos próprios do Fomento Paraná ou de terceiros, seguindo regras e condições estabelecidas, serão utilizados nos financiamentos oferecidos pela Fomento Energia, que atenderá especialmente empresas de micro ou pequeno porte localizadas no Estado do Paraná. Para empresas de médio porte existem recursos, como por exemplo, do BNDES para atender a demanda.

Veja os itens que poderão ser financiados por esta linha de crédito

  • Aquisição e instalação de equipamentos;
  • Aquisição de sistemas de micro e minigeração de energia eólica, biomassa ou fotovoltaica;
  • Substituição de equipamentos;
  • Instalação de lâmpadas que proporcionem maior eficiência energética.

Poderá ser financiado até 100% do valor referente ao projeto, sendo necessário que a empresa já tenha no mínimo doze meses de faturamento contábil. Para empresas com faturamento abaixo disto, será concedido 60%. Os demais 40% deverão ser provenientes de recursos próprios. Os valores a serem financiados dependem de fatores como:

  • Capital a ser investido;
  • Tamanho da empresa;
  • Capacidade de pagamento do financiamento.

A taxa de juros varia entre 8,8% e 10,8% ao ano, mais a variação anual da TJLP, fixada pelo Conselho Monetário Nacional. O prazo para pagamento será de 120 meses quando o projeto envolver mais de 70% de insumos provenientes do Estado do Paraná e 60 meses para insumos provenientes de outros estados.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre esta e outras linhas de financiamento para projetos de energias renováveis, procure a Atla, consultoria financeira que pode lhe dar todas as orientações necessárias.

AT_CTA_Rodape_eBook11_FAQ


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753