projetos sustentáveis no Brasil

Como já vimos anteriormente, é plenamente possível obter o aporte financeiro de uma instituição bancária para investir em um projeto de energia renovável.

Com sua proposta pronta, o próximo passo é analisar as linhas de financiamento para projetos sustentáveis existentes no país e verificar qual poderá se encaixar na realidade financeira da sua empresa.

Nos últimos anos, o investimento em projetos sustentáveis no Brasil teve um aumento significativo, especialmente por conta da atenção dos países para a necessidade de se reduzir gases de efeito estufa. Esse tipo de projeto – com destaque para projetos de energia renovável – já conta com linhas de créditos especiais e que podem garantir um bom custo benefício para empresas, até mesmo para as de pequeno porte.

Confira abaixo algumas das principais linhas disponíveis no país para projetos sustentáveis

– Linha Economia Verde, da Desenvolve São Paulo:

É voltada para projetos sustentáveis que promovam a redução de emissões de gases de  efeito estufa e que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente. Entre os exemplos de projetos que podem ser financiados por essa linha estão aqueles que reduzem o consumo de energia, promovem a troca de combustíveis fósseis por renováveis ou, ainda, voltados para investimentos em reflorestamento e preservação dos recursos naturais.

– BB Agro Energia, do Banco do Brasil:

Criada para atender produtores rurais que tenham projeto para a produção de energia renovável em atividades do agronegócio. Em 2017, foram disponibilizados R$ 2,5 bilhões para essas atividades. A iniciativa, segundo a instituição, engloba pessoas físicas, empresas e cooperativas do agronegócio.

– BRDE Energia, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul:

Disponibiliza linhas de créditos em dois eixos principais: eficiência energética e geração de energia. Segundo informações do banco, o primeiro eixo é voltado para projetos que reduzam e otimizam o consumo, por meio da aquisição de equipamentos e sistemas com maior eficiência energética, modernização e adequação das instalações, aquisição de softwares e serviços afins. O segundo eixo atende projetos de produção de energia renovável, principalmente usinas eólicas, solares ou de biomassa, pequenas centrais hidrelétricas e outras, que tenham como objetivo a eficiência energética, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

– CDC Eficiência Energética de Equipamentos, do Banco Santander

Voltada para pessoas físicas e empresas que queiram financiar a compra de equipamentos de eficiência energética e energia renovável, como painéis fotovoltaicos e demais equipamentos para a geração solar, troca de lâmpadas antigas por LEDs, etc.

Conheça outras instituições financeiras aptas a financiar projetos sustentáveis

No conjunto de instituições que financiam projetos sustentáveis está o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que dispõe de algumas linhas voltadas para empresas de variados portes investirem em projetos de eficiência energética. Os recursos de algumas dessas linhas são repassados por meio de bancos de fomento nacionais. A instituição financia propostas com valores a partir de R$ 10 milhões.

Assim como o BNDES, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é um órgão do governo federal e que também dispõe de linhas de financiamento direcionadas a projetos desse tipo.

Existem, ainda, os Fundos Constitucionais, que reservam recursos para financiamento de projetos sustentáveis. São eles: o FCO, para projetos da região Centro-Oeste; o FNO, para a região Norte; e FNE, para projetos da região Nordeste. Os financiamentos são disponibilizados por meio de agentes repassadores ou bancos conveniados, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

Se você tem interesse em saber mais sobre linhas de crédito voltadas para projetos de energia, as melhores taxas e maiores vantagens oferecidas pelo mercado, consulte a Atla Consultoria e conheça variadas opções de financiamento disponibilizadas por bancos e instituições financeiras públicas e privadas.  

AT_CTA_Rodape_eBook03_Financiamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766