obtenção de financiamento

Sua empresa quer entrar com um pedido para obtenção de financiamento de um projeto de energia e já definiu onde vai buscar os recursos necessários.

Entretanto, antes de procurar a instituição bancária desejada, verifique atentamente a lista de documentos que poderão ser exigidos em todo processo.

Cada banco ou cada linha de financiamento existente no mercado costuma ter exigências próprias. É aconselhável pesquisar detalhadamente cada item da lista do financiamento pretendido, para ter certeza de que sua empresa está apta a cumprir todas as condições impostas.

Principais documentos exigidos para obtenção de financiamento

De modo geral, antes de financiar um projeto, as instituições bancárias solicitam documentos da empresa, documentos pessoais (de sócios, administradores, avalistas ou fiadores) e os que comprovem a idoneidade da empresa e seus sócios (somente para bancos de fomento/públicos). A seguir, veja a lista de principais requisitos a serem providenciados:

Da empresa:

– Cadastro completo e atualizado da pessoa jurídica no banco ou instituição financeira;
– Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
– Cópia do cartão do CNPJ;
– Imposto de Renda Pessoa Jurídica Atualizado;
– Balanço dos últimos três exercícios e balancete recente (no máximo, 60 dias), contendo Demonstrativos de Resultados, assinados pelo contador e pelo representante da empresa;
– Relação de faturamento  dos últimos 12 meses;
– Abertura do endividamento bancário, detalhando a modalidade, valor, prazo, banco, saldo devedor atual, início e vencimento do empréstimo;
Organograma da empresa e/ou do grupo econômico.

Dos sócios e cônjuges:

– Cópia de documentos pessoais, como RG e CPF;
– Imposto de Renda de Pessoa Física atual;
– Se, na declaração de IR dos sócios houver informação de participação destes em outras empresas, apresentar documentação equivalente, como contrato social, cartão do CNPJ, os três últimos balanços e o DRE.      .

Garantias de idoneidade:

Nos bancos públicos são solicitadas todas as certidões de tributos federais, estaduais e municipais, comprovando que a empresa não tem pendências com os governos. Caso a empresa não as apresente, estará inabilitada para obter o financiamento. Entre as certidões solicitadas, destacamos:

– Certidão Negativa em relação à Dívida Ativa da União (validade 30 dias);
– Certidão Negativa de Débito (validade 90 dias);
– Certificado de Regularidade do FGTS (validade 30 dias);
– Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (validade 180 dias);
– Certidão Negativa dos Distribuidores da Justiça Comum: cível, crime e falimentar/concordatária (validade 30 dias);
– Certidão Negativa da Justiça Federal: cível, crime e fiscais (validade descrita na certidão);
– Certidões negativas da fazenda estadual e municipal.

Obtenção de financiamento do BNDES

O BNDES costuma disponibilizar linhas de financiamento de forma direta ou indireta. Esta ocorre por meio de instituições financeiras credenciadas, como bancos regionais de fomento e a maioria dos bancos privados . O acesso indireto é recomendado para empresas de pequeno e médio porte, pois a instituição possui poucas agências no Brasil, e com equipes enxutas para analisar os projetos, enquanto que bancos repassadores são inúmeros e entendem do operacional do BNDES estando aptos a repassarem os recursos do banco.

Para solicitar o financiamento, é preciso procurar uma dessas instituições credenciadas e verificar a lista de documentos exigidos para ter acesso aos recursos. A análise feita pela instituição para a concessão de crédito considera regras próprias e as exigências do BNDES. Por isso, a lista de documentos dependerá da instituição escolhida.

Considere a contratação de consultoria especializada

Para garantir o sucesso em um pedido de obtenção de financiamento de um projeto é importante que a empresa considere a contratação de uma consultoria, especialmente uma que seja especializada no tema objeto do pedido de concessão de crédito. Especialistas podem auxiliar a empresa a identificar a instituição que apresenta as melhores condições de financiamento, a entender os requisitos e a reunir a documentação necessária.

A Atla Consultoria está apta a prestar todos os esclarecimentos necessários para quem deseja obter financiamento para um projeto de energia. Apresentar as instituições mais adequadas e as linhas de crédito mais recomendadas, assim como oferecer suporte na reunião da documentação necessária para a obtenção de financiamento, são alguns dos serviços que a consultoria pode oferecer para empresas de variados portes.
AT_CTA_Rodape_eBook01_ProjetoEnergia


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766