porque apostar em fontes de energia renovável

 

Em tempos de crise energética, muito se tem discutido sobre a ampliação e modernização da matriz energética brasileira utilizando como base as fontes de energia renovável. Mas o que significa energia renovável? Quais são seus benefícios e por que apostar nela pode ser um grande negócio?

Confira nosso post de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

O que é energia renovável?

É a energia proveniente de recursos naturais constantemente reabastecidos pela natureza, que não se esgotam. Esse conceito parece favorável, principalmente quando pensamos no quão dependentes somos de fontes não renováveis — petróleo, carvão e gás natural, que se acabarão um dia. Entre as fontes de energia renovável mais conhecidas estão a energia solar, eólica,hídrica e a biomassa.

Quais os benefícios de adotar fontes de energia renovável?

Vivemos em um país tropical, com excelente insolação, regiões com grande quantidade de ventos, e uma bacia hidrográfica generosa e extensa. Sol, vento e água. Todos recursos renováveis e com possibilidade de geração de energia.

Atentas a essas características, muitas empresas já vêm apostando na instalação de fontes de energia renovável, principalmente a solar, com a instalação de equipamentos de geração fotovoltaica. Os benefícios da adoção dessa prática são evidentes:

Redução dos gastos com energia elétrica

Apesar de o investimento inicial necessário para instalação e adaptação de infraestruturas para geração de energia renovável ser relativamente alto, ele se paga em poucos anos. No caso da energia solar, por exemplo, é possível diminuir em até 95% a conta de energia elétrica.

Além disso, se a geração de energia for superior à demanda, é possível compartilhar o excesso com a rede pública, obtendo créditos junto às empresas geradoras e distribuidoras de energia. A manutenção das placas fotovoltaicas é praticamente inexistente e muito barata.

Compromisso com o meio ambiente

Utilizar fontes de energia renovável é extremamente benéfico para o meio ambiente. A energia produzida por esse tipo de fonte praticamente não gera poluição nem resíduos e a emissão de gases de efeito estufa — como os provenientes da queima de combustíveis fósseis — é diminuída sensivelmente.

Além disso, por descentralizar a produção, o custo ambiental com a distribuição da energia gerada também é bastante diminuído.

Imagem positiva junto à sociedade

Cada vez mais, a população está ciente e preocupada com a crescente devastação do meio ambiente e do planeta. Já está claro para todo mundo que esta é uma questão urgente. Por isso, empresas que investem em soluções ambientalmente positivas, são vistas com muito bons olhos pelos consumidores e clientes. Mostrar-se como uma companhia preocupada com o futuro do planeta tem um impacto muito positivo na imagem da empresa.

E os incentivos?

Desde 2002, com o lançamento do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), o governo brasileiro vem dando incentivos cada vez maiores à adoção de fontes de energia renovável em residências e empresas.

Entre elas, destaca-se a resolução 482/2012 da ANEEL, que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores de energia renovável e troque energia com a distribuidora local. A resolução foi alterada recentemente, com o objetivo de facilitar ainda mais esse processo.

Entre as modificações mais importantes, destacam-se a extensão da validade dos créditos de energia gerados junto à distribuidora local, que passou de 36 para 60 meses; a possibilidade de utilização dos créditos no abatimento do consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local que não o da microgeração; a autorização para geração de energia renovável em condomínios e para a criação de consórcios e cooperativas de geração e distribuição de energia. Além disso, o prazo para a concessão da permissão para a micro ou minigeração junto à ANEEL foi diminuído de 82 para 34 dias. As novas regras passaram a valer em 1º de março de 2016.

Financiamentos

Existem também muitas alternativas de financiamento público e privadas para a instalação e geração de energia através de fontes renováveis. Por isso, realizar uma análise cuidadosa, com especialistas no ramo, pode fazer toda a diferença na hora de escolher a melhor opção.

Gostou? Compartilhe esse post nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

 

AT_CTA_Rodape_eBook06_EnergiasAlternativas


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766