eficiência energética

O grande segredo para aprovar um projeto de eficiência energética é monetizar a proposta. Quando você quantifica e qualifica os benefícios que o projeto trará, fica mais fácil aprová-lo e conseguir um financiamento. A esta iniciativa damos o nome de monetização, ou seja, você mostra por A + B quais serão os ganhos financeiros alcançados a partir da implementação do projeto.

E, como fazer isso? Primeiro, entenda exatamente as necessidades do negócio em questão. Depois, responda de que maneira o seu projeto está relacionado com estas necessidades, com as metas e com os objetivos de médio e curto prazo da empresa. E por fim, faça um detalhamento de como o projeto afetará positivamente no negócio, traduzindo tudo isso em valores financeiros. Afinal, é esta a língua que convence os tomadores de decisão.

Uma oportunidade de investimento: eficiência energética

O conceito de ”monetizar” significa, na prática, transformar uma proposta de projeto – que num primeiro momento pode parecer custar muito dinheiro aos olhos de quem aprova – em uma oportunidade de investimento que, além de resolver problemas, também traz resultados financeiros e faz o negócio crescer.

Ao transformar projetos de custos em investimentos, você consegue fazer com que sua proposta se afaste de algo que os donos do negócio querem evitar, os custos, e passa a falar sobre o que eles adoram: os investimentos. Principalmente em épocas de crise econômica, como a que estamos vivendo no Brasil, os empresários não querem nem ouvir falar em gastar. Mas querem descobrir oportunidades de investimento que possam fazer seus negócios alavancarem.

Se você não está fazendo a monetização de seus projetos, talvez seja porque você acredita que isso toma muito tempo. Talvez você pense: ”vou aprovar esse projeto de qualquer forma, afinal, eles só precisam de um bom projeto”. Bem, às vezes, isso pode até ser verdade, mas como você pode garantir que eles vão comprar a ideia? Quando um projeto custoso tranforma-se em investimento,com certeza será você que sairá vitorioso nesta empreitada.

Mostre quanto dinheiro será economizado

Você pode até pensar que já está fazendo a monetização de seu projeto porque já descreveu todos os prós que seu produto irá oferecer. Mas, você já os quantificou? Não basta dizer apenas: ”esse projeto vai fazer com que você economize dinheiro”, é preciso dizer quanto dinheiro será economizado. Ou, não basta dizer: ”o projeto reduzirá seus custos de manutenção”, é preciso dizer quais custos de manutenção serão reduzidos.

A forma pela qual um projeto é apresentado define sua aprovação ou não. Vale a pena investir para fazer a monetização de seu projeto e é importante que a análise de quanto ele significa financeiramente seja feita de forma correta. Um projeto monetizado tem muito mais chances de ser aprovado porque os tomadores de decisão entenderão claramente suas estimativas e facilmente chegarão à conclusão de fazer este investimento é um bom negócio.

Ficou na dúvida de como fazer isso sozinho? A Atla Consultoria é especializada em financiamentos para projetos de energia e está apta a monetizar seus projetos, transformando-os em investimentos.

Entre em contato conosco e nós o ajudaremos na tarefa de não só monetizar seus projetos, mas também conseguir financiamento para eles!

 

AT_CTA_Rodape_eBook02_CriarProjeto


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753