prioridades_em_um_projeto

Ao se deparar com a elaboração de um projeto, o primeiro pensamento que vem à mente é – por onde começo? Elaborar um planejamento baseado no estabelecimento de prioridades é fundamental para torná-lo mais ágil e mantê-lo dentro do prazo estipulado.

Para desenvolver um projeto que chame a atenção dos investidores, é necessário também ter clareza e organização das prioridades.

Para gerenciar um projeto produtivo, você deve seguir alguns critérios que assegurem que ele aconteça dentro do cronograma, levando em consideração os custos, ou seja, o orçamento definido para o projeto.

Estabelecer prioridades significa identificar quais os requisitos que são obrigatórios e quais são desejáveis para atingir o objetivo. Explicando melhor, descobrir quais são as tarefas mais importantes e colocar em tal ordem de execução que permita ao seu projeto se desenvolver organizadamente garantindo o retorno financeiro esperado no menor tempo possível.

Como definir as prioridades de um projeto?

Definir as prioridades em um projeto é fator determinante para o seu sucesso, como já dissemos. A maneira mais simples para se fazer isso, é confrontar a importância de cada atividade com a sua respectiva urgência e verificar se ela é:

  • Importante e urgente;
  • Importante mas não urgente;
  • Não importante mas urgente;
  • Nem importante e nem urgente.

Se considerar mais fácil para visualizar, você pode criar um gráfico com essas informações, sendo o eixo X para importância e o Y para a urgência de cada tarefa.

Avaliar a relação custo-benefício

As prioridades também podem ser definidas segundo o custo-benefício de cada uma das tarefas. Determine qual das atividades deve ser executada prioritariamente, visando obter melhor benefício e o almejado retorno financeiro.

Depois de listar todas as tarefas, faça uma escala dos custos de cada uma, numerando de 0 a 5 e, de modo semelhante, faça uma escala de cada benefício relacionado. A divisão do valor do benefício pelo custo lhe dará um indicador que facilita a identificação de quais tarefas deverão ser executadas primeiramente para o sucesso do seu projeto.

Depois de identificar as prioridades, o próximo passo é inseri-las no cronograma de forma que sejam cumpridas por ordem de importância e urgência.

A teoria na prática

Mantenha o foco na lista de prioridades para não se perder no caminho. É importante que cada tarefa seja realizada no seu devido tempo. Desta forma, não se compromete o cronograma do projeto e não se prejudica o andamento das prioridades que você estabeleceu. Caso contrário, ocorre o indesejado efeito dominó.

Se surgir algum imprevisto, redefina o status de andamento das atividades para não perder a concentração naquilo que realmente é importante e venha causar conflito nas próximas prioridades já definidas.

Comunicação é outro fator importante

Todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto precisam estar cientes do cronograma, das prioridades e do andamento das ações. A comunicação clara contribui para que todos possam reconhecer o seu papel na realização e cumprimento das prioridades no devido tempo, evitando que ocorram falhas ou atrasos.

Consultoria faz a coisa acontecer

Na elaboração de um projeto, recorrer ao suporte de uma consultoria especializada em linhas de financiamento para o seu projeto pode encurtar o caminho para torná-lo realidade.

Com larga experiência em captação de recursos financeiros para projetos de energia, a Atla Consultoria pode auxiliar a tornar seu projeto ainda mais atrativo junto a parceiros e investidores no Brasil e do exterior.

Conheça a Atla Consultoria e concretize as prioridades de seu projeto.

 


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3753