projeto de captação de recursos

Para tirar uma ideia do papel e torná-la realidade são necessários recursos financeiros.

Em tempos de economia instável é ainda mais importante impressionar os investidores com a apresentação de um projeto de captação de recursos mais completo e claro possível. O objetivo é causar convencimento de que o investimento vale a pena.

Etapas da apresentação do projeto de captação de recursos:

A apresentação de um projeto de captação de recursos precisa estar bem estruturada e incluir algumas etapas fundamentais como, introdução, justificativa, objetivos, recursos necessários, análise de mercado e outras que julgar necessário, tornando o projeto o mais atraente possível. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma destas etapas?

1º – Análise de Mercado:

A proposta do projeto deve estar alinhada ao interesse do público ao qual será apresentada. Quanto maior o interesse do investidor, maior a possibilidade de aprovação e apoio ao seu projeto.

Uma análise de mercado apurada é a forma de descobrir interessados em disponibilizar recursos em um projeto que atenda uma demanda, que seja realmente inovadora e interessante e que desperte a justificativa do aporte financeiro.

2º – Justificativa:

Os benefícios que o projeto trará para seus investidores e o valor proposto para o projeto são as questões cruciais para justificar a razão de o seu projeto ser interessante. Por isso a justificativa merece dedicação total para que seja o mais convincente possível. Afinal, é ela que vai basear a sua apresentação aos investidores.

3º. – Objetivo:

Procure mostrar aos investidores qual o papel deles no alcance dos objetivos: Isso pode ser elencado de duas maneiras: de forma geral ou mais ampla detalhando apenas alguns pontos ou específico.

Nos objetivos específicos deverá estar o detalhamento das metas, reforçando a justificativa apresentada e mostrando diretamente como o recurso a ser disponibilizado afetará o êxito e influenciará na realização do projeto.

4º. – Atividades e metas:

As atividades deverão ser apresentadas de forma específica, com nome, cronograma e valores a serem investidos e conter metas detalhadas.

É necessário destacar a necessidade de recursos humanos com suas respectivas habilidades e a capacidade de execução das atividades. Também é preciso mostrar um cronograma detalhado de execução mês a mês, para que os investidores tenham conhecimento de quando acontecerá o desembolso dos valores.

5º. – Orçamento e cronograma de desembolso:

Os investidores querem saber exatamente quanto e quando terão que desembolsar o valor a ser investido. Isso deve estar bem claro na apresentação do projeto de captação de recursos.

O orçamento deve ser o mais realista possível. Superestimar valores para garantir que não vai faltar dinheiro pode parecer o caminho mais fácil. Porém, o investidor quer saber detalhadamente qual o custo de cada item do projeto. O melhor é apresentar um orçamento dentro da realidade, reforçando a confiança no projeto e na execução dele.

Na maioria dos casos o desembolso não ocorre de uma vez só. É interessante, portanto, apresentar um cronograma das etapas e da necessidade de aporte de valores em cada uma. Mostre com bastante ênfase, também, o retorno que o investimento terá. A apresentação bem elaborada deste aspecto é fundamental para despertar o interesse e a confiança dos investidores.

6º. – Apresentação:

O discurso precisa estar muito bem preparado para apresentar o projeto de forma clara e convincente. Mostre porque o projeto é realmente relevante e necessário. Apresente os objetivos de forma clara, passando pelas atividades. Explique muito bem o orçamento e o cronograma. Seja dinâmico, mostre gráficos e tenha em mente todas as informações necessárias. Caso seja questionado, a resposta precisa estar na “ponta da língua”.

Repetimos: a apresentação precisa ser impressionante. Ouvir uma apresentação dinâmica e rica em informações é muito melhor do que ler uma série de papéis. Essa pode ser a chave para o resultado positivo na hora da captação de recursos.

Uma assessoria pode ajudar e muito!

A assessoria de uma consultoria especializada em projetos de captação de recursos pode ser a aliada perfeita para tornar a apresentação de seu projeto ainda mais interessante. A Atla possui larga experiência em captação de recursos junto a diversos investidores e poderá prestar toda a orientação necessária para garantir uma apresentação brilhante para o seu projeto.

Conheça a Atla e torne seu projeto ainda mais atraente.

AT_CTA_Rodape_eBook01_ProjetoEnergia

  • Deck Engenharia

    Existe um valor mínimo para financiamento neste tipo de projeto de energias renováveis?


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753