projetos de energia

Todos os projetos, independentemente do setor, dependem de aporte financeiro para sair do papel e se tornarem realidade.

Com os projetos de energia não é diferente. Para conseguir encantar e convencer investidores é necessário, entre outros fatores, ter o apoio de uma empresa especializada em estruturação financeira e uma apresentação muito bem elaborada.

A arte do convencimento

As soluções apresentadas por um projeto de energia, de forma eficiente, por si só já são bastante interessantes para os investidores. E se eles puderem perceber, de maneira bem visível, os diferenciais que estão sendo propostos e acreditar nas soluções que estão sendo apresentadas, certamente se convencerão de que o apoio trará resultados positivos e retornos financeiros também.

Para conseguir este convencimento, além de contar com uma empresa que já possua expertise no mercado em projetos de energia, é necessária uma apresentação que contenha pontos relevantes e de impacto para convencer os investidores.

O que o investidor quer saber é onde o seu projeto é diferente e quais problemas e necessidades ele vai solucionar. Portanto, você precisa ser bem objetivo e mostrar, da melhor forma possível, quais as vantagens competitivas do seu projeto.

Para isso, é fundamental que você entenda bem o mercado no qual seu projeto está relacionado, conheça quem são seus concorrentes e potenciais clientes. Você vai precisar se informar com quem já atua no setor para poder elaborar uma apresentação que demonstre a capacidade de execução do projeto e promova o entendimento da oportunidade aos investidores.

Como apresentar um projeto de energia de forma eficiente

Existem algumas maneiras de apresentar o seu projeto aos investidores. Você já ouviu falar em pitch? É uma breve apresentação, como se você tivesse apenas a oportunidade de apresentá-lo a uma pessoa durante a viagem num elevador. Por ser uma apresentação curta, o desafio é maior. O foco deve estar nas informações que despertem a curiosidade e interesse do investidor em conhecer melhor a proposta.

Diante disso, vale até treinar a apresentação no espelho e mostrar para familiares ou amigos, tendo assim um feedback acerca do que foi entendido por eles. Isso lhe dará segurança para falar somente o essencial e de forma sucinta na hora H.

Se houver oportunidade, o pitch pode ser estendido para a apresentação de alguns poucos slides, suportando o que já foi dito e mostrando informações como:

  • Mercado a ser atingido;
  • Necessidade a ser atendida;
  • Como o serviço ou produto irá suprir esta necessidade;
  • Qual a inovação ou diferenciação;
  • Potencial do negócio.

Quando o pitch desperta a curiosidade do investidor, mas você não tem abertura para apresentar com mais calma seu projeto, o jeito é enviar o chamado Sumário Executivo, um documento contendo as informações básicas, mas relevantes do projeto.

Modelo de negócio

A apresentação do modelo de negócio é o formato que complementa e detalha o pitch e o Sumário Executivo. Aqui é o momento de apresentar a oportunidade do negócio, inovação e diferenciação nas soluções, mercado, recursos necessários, concorrência e apresentar os sócios e equipe se houver.

Lembre sempre, também, de formular uma planilha orçamentária bem elaborada. Afinal, o investidor quer saber quanto terá que desembolsar e qual o retorno do investimento e em que prazo. Demonstre o orçamento para os primeiros 24 meses, com projeção para 5 anos, contendo despesas, investimentos, aquisição de clientes e resultados anuais.

Vale destacar, ainda, que apresentações deste tipo devem ser informais, mas dentro dos padrões de formalidade exigidos para a ocasião. O equilíbrio no tom da apresentação é mais um desafio. Mais uma dica: Nunca vá para uma apresentação sem conhecer, pelo menos um pouco, sobre o investidor. Isso vai ajudar você a conduzir a apresentação de forma a impactar seu espectador.

A importância de contar com uma consultoria especializada em viabilizar financiamentos para projetos de energia

Todas as dicas que demos até agora parecem simples. Porém, é sempre recomendado contar com o apoio de uma empresa habituada a prestar assessoria na elaboração e apresentação de projetos de energia. A expertise sobre este mercado poderá tornar a apresentação muito mais eficaz e fazer a diferença na hora se obter ou não um financiamento.

Uma das poucas consultorias financeiras especializadas em financiamentos para projetos de energia é a Atla Consultoria, que está há mais de 8 anos no mercado, tendo iniciado como uma consultoria financeira tradicional.

Nossos diretores têm larga experiência no mercado financeiro brasileiro e internacional e deram uma guinada no seu negócio ao perceberem que no mercado havia uma demanda e necessidade de especialização nas áreas de energia. Por isso, eles decidiram ter este foco exclusivo.

Contratada pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – como administradora oficial de um instrumento de garantia para projetos, um dos principais meios da Atla Consultoria viabilizar seu projeto é através do EEGM (Mecanismo Garantidor de Eficiência Energética e Energias Renováveis). Além dessa possibilidade, também atua com outras alternativas, já que têm acesso à organismos multilaterais diversos como o  Banco Mundial, International Finance Corporation (IFC) , Inter-American Investment Corporation (IIC), GIZ e outros.

 

Ficou interessado em contar com os serviços da Atla Consultoria? Então, entre em contato com a gente e conheça as nossas alternativas de financiamento para projetos energia!

AT_CTA_Rodape_eBook10_FontesFinanciamento


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753