road map

Para saber qual caminho seguir para chegar a algum lugar, você utiliza um mapa para se orientar, certo?

No desenvolvimento de um projeto de eficiência energética não é diferente. Para orientar suas ações e desenvolver o projeto, é necessário que você possa visualizar o caminho. Para isso é importante criar um Road Map. Então, vamos ver a importância desta ferramenta. Road Map: Como fazer?

Road Map em projeto de eficiência energética

Utilizada por profissionais ligados à criação e gestores de projetos, o Road Map é uma ferramenta visual. Como o nome já indica, é uma espécie de mapa que descreve de maneira bem clara como o projeto será desenvolvido em cada etapa de evolução.

O Road Map tem importância fundamental na gestão de um projeto. Por meio da apresentação de todos os passos, ele contribui para a atração de stakeholders e para tornar a equipe envolvida no projeto ciente da direção que ele deve tomar. Isso facilita a obtenção dos objetivos e resultados de maneira mais adequada.

Desta forma, esta ferramenta é responsável por alinhar opiniões diferentes durante a criação do projeto e responder três perguntas básicas para o projeto:

  • Onde estamos?

  • Onde queremos chegar?

  • Como faremos para chegar?

Com as respostas a estas perguntas, o Road Map pode ser criado e utilizado como guia para orientar toda a equipe a seguir conforme planejado.

Mas a função do Road Map vai mais além da organização e sequência das ações. Uma das principais razões da criação é orientar o processo de desenvolvimento do produto ou serviço, com o propósito de agregar valor ao negócio o máximo possível. Além disso, o Road Map auxilia a mensurar o orçamento do projeto.

Road Map: Como fazer?

O Road Map é uma linha do tempo do projeto. Nela é visualizada toda a relação dos itens integrantes do desenvolvimento do projeto por uma sequência lógica. Vamos a ela?

  1. Coloque todas as ideias no papel e valide junto à equipe e clientes potenciais;

  2. Depois de validar, é o momento de discutir todas as possibilidades e funcionalidades que implicarão no projeto e como ele irá resolver o problema dos clientes. Listar isso tudo também.

  3. Agora é começar a construção do Road Map propriamente dita: organize e hierarquize todas as ações listadas anteriormente. Confronte as expectativas dos clientes, os objetivos da empresa e o limite de seu orçamento. Depois, as funcionalidades podem ser organizadas na linha do tempo uma a uma.

  4. É importante uma revisão periódica no Road Map para verificar se está sendo cumprido e alinhá-lo com possíveis manifestações de clientes, alterações de tecnologia ou se alguma falha for detectada.

Road Map eficaz para projeto de eficiência energética

Em um projeto de eficiência energética é importante priorizar critérios que demonstrem a viabilidade do projeto. Alguns itens podem ser melhor demonstrados no Road Map, tornando-o ainda mais eficaz. Veja quais são eles:

Sugestões dos clientes:

As considerações dos clientes, sejam eles empresas ou comunidades, a respeito de como eles esperam que os projetos de eficiência energética reduzam os custos com energia, por exemplo, devem ser levadas em conta. Para isso o Road Map pode contar com um espaço destinado a receber estas opiniões e sugestões.

Valores e custos:

A demonstração dos benefícios que o projeto trará aos usuários é uma forma de atrair investidores. Por isso, a exposição dos valores versus custos servirá para melhorar o entendimento sobre a relação entre o custo e o valor agregado do projeto.

Viabilidade do projeto

Todo projeto precisa ser bem elaborado para convencer e atrair investidores. A parceria com consultorias em desenvolvimento de projetos e em captação de recursos é sempre uma ótima alternativa para garantir o sucesso do projeto.

A Atla possui larga experiência neste mercado e estreito relacionamento com diversos órgãos e instituições bancárias que têm linhas de financiamento para projetos de energia. Trata-se de uma consultoria plenamente preparada para orientar sua empresa e apresentar seu projeto de eficiência energética aos potenciais investidores.

Conheça a Atla e conquiste investidores para o seu projeto de eficiência energética!

AT_CTA_Rodape_eBook11_FAQ


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753