sistema de energia solar

Com os aumentos consecutivos no preço da energia elétrica, a opção pela instalação de painéis para captação de energia solar tem crescido consideravelmente, não apenas nas residências, mas também nas empresas.

A instalação de um sistema de energia solar, além do benefício da economia nos custos com energia elétrica, ainda proporcionam a valorização do imóvel, que passa a contar com recursos modernos e sustentáveis.

Sistema de energia solar

A fonte do sistema de energia solar é o sol. O Brasil é um país de clima tropical e, portanto, com grande predominância de sol. Diante disso, a captação de energia solar, através destes sistemas implantados em residências e indústrias, pode ocorrer ao longo de todo o território. Isso aumenta a pulverização da geração de energia e, consequentemente, a perda gerada pela transmissão de energia em longas distâncias.

Neste cenário, painéis solares fotovoltaicos tornam-se cada vez mais potentes. Enquanto seu custo vem caindo e tornando esta uma alternativa bastante viável economicamente. E sem contar o fato de necessitarem de pouca manutenção.

Vantagens de instalação de um sistema de energia solar:

  • A fonte de energia, o sol, é gratuita;
  • A instalação dos equipamentos não ocupa muito espaço;
  • Apresenta longa duração, autonomia e resistência;
  • Manutenção simples;
  • Tecnologia silenciosa;
  • Energia limpa, não polui o meio ambiente;
  • Incentivo do Estado para energia renovável;
  • Recuperação do investimento;
  • Valorização do imóvel.

Imóvel valorizado

A instalação de um sistema de energia solar é uma excelente alternativa para soluções mais sustentáveis e econômicas, principalmente para empresas que buscam maior competitividade no mercado. Os benefícios com a utilização de fonte de energia renovável vão além do financeiro. Representam a preocupação com os efeitos nocivos dos gases de efeito estufa no ambiente e agregam à marca valor intangível.

Nos Estados Unidos, onde a instalação de sistemas de energia solar já é bem mais comum, a valorização dos imóveis se dá em média entre 8% e 12% nos imóveis que possuem este sistema. No Brasil, de acordo com o CRECI-SP, o valor agregado ao imóvel que possui sistemas de energia solar pode chegar a ser proporcional ao valor do investimento.

Além das vantagens competitivas e redução de custos, caso exista a intenção de vender a empresa, ela passará a ser muito mais valorizada caso já possua um sistema de energia solar implantado. O fato de não precisar passar pelo processo de instalação, financiamento e adaptação de um novo sistema de energia, se torna um atrativo lucrativo para o investidor que deseja comprar a empresa.

Selo solar

Para identificar a procedência da energia utilizada e gerar diferencial para residências e empresas que utilizam o sistema de energia solar, foi criado o Selo Solar. Ele reconhece residências, instituições e empresas que utilizam esta fonte de energia, agregando valor e identificando a preocupação com o emprego de fontes de energia renováveis e limpas.

Esta iniciativa surgiu da parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ambos apoiados pelo Banco Alemão de Desenvolvimento, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e WWF Brasil.

Empresas que empregam a energia solar em suas instalações não estão apenas contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais. Elas vêm se destacando, também, como modelos modernos e alinhados com os desafios do futuro, gerando um negócio muito mais competitivo.

Portanto, o empresário que quer valorizar ainda mais o seu imóvel, tornando-o atraente e competitivo no mercado, precisa repensar como a energia de seu negócio é gerada. Preparar a empresa com instalações modernas e alinhadas com as práticas sustentáveis, cuja preocupação é crescente em todo o planeta, faz com que ela seja bem vista e apreciada pela população em geral. E ainda, como já dissemos, sendo uma opção atrativa num possível momento de venda.

Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento, consulte a Atla.

 

AT_CTA_Rodape_eBook04_EEGM


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753