supermercados_solares_site.png

As principais inovações surgem a partir de necessidades! Esta premissa é válida também para o setor elétrico. Nos últimos anos, com a escassez de chuva no Brasil e os aumentos consecutivos no preço da energia elétrica, a opção pela instalação de módulos fotovoltaicos para captação de energia solar tem crescido consideravelmente, não apenas nas residências, mas também nas empresas. Um dos segmentos de mercado que tem aderido a esta tecnologia são as redes de supermercados.

Em um cenário de competitividade, a adaptação às novas tecnologias para a geração de energia é o segredo para sobreviver e, mais do que isso, se diferenciar. Um exemplo disso é o destaque que as empresas que geram a própria energia através da energia solar fotovoltaica vem recebendo. Além da economia, há também a possibilidade de contar com incentivos governamentais para tirar um projeto de energia solar do papel.

Como a energia solar contribui

A instalação de um sistema de energia solar, além do benefício da economia nos custos com energia elétrica, ainda proporcionam a valorização do negócio, que passa a contar com recursos modernos e sustentáveis. É importante ressaltar alguns pontos importantes:

  1. Economia: a conta de energia representa um dos maiores gastos para um supermercado, e com a instalação de um sistema de geração fotovoltaica – que tem vida útil de mais de 25 anos – é possível reduzir até 95% na conta de luz. Com a economia adquirida ao gerar sua própria energia, a empresa tem a possibilidade de investir em novas ações que vão diferenciá-la das demais organizações.
  2. Sustentabilidade: o terceiro ponto, mas não menos importante. Além da vantagem que a empresa ganha diante das possibilidades de investimento, está o impacto positivo que a imagem da marca promove fazendo o uso de fontes de energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A partir do momento que uma empresa levanta a bandeira verde, ela é vista de maneira diferente pelos clientes e por outras entidades.

Reconhecimento

Para identificar a procedência da energia utilizada e gerar diferencial para residências e empresas que utilizam o sistema de energia solar, foi criado o Selo Solar. Ele reconhece residências, instituições e empresas que utilizam esta fonte de energia, agregando valor e identificando a preocupação com o emprego de fontes de energia renováveis e limpas.

Esta iniciativa surgiu da parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ambos apoiados pelo Banco Alemão de Desenvolvimento, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e WWF Brasil.

Aporte financeiro

Quero destacar minha empresa, mas preciso de financiamento, como faço?

Com seu projeto pronto, é possível conseguir aporte financeiro de uma instituição bancária para investir em um projeto de energia renovável. O passo seguinte é analisar as linhas de financiamento para projetos sustentáveis existentes no país e verificar qual poderá se encaixar na realidade financeira da sua empresa.

Nos últimos anos, o investimento em projetos sustentáveis no Brasil teve um aumento significativo. Esse tipo de projeto – com destaque para projetos de energia renovável – já conta com linhas de créditos especiais e que podem garantir um bom custo benefício para empresas, até mesmo para as de pequeno porte.

Algumas linhas de financiamento:

  • Linha Economia Verde, da Desenvolve São Paulo
  • BB Agro Energia, do Banco do Brasil
  • BRDE Energia, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CDC Eficiência Energética de Equipamentos, do Banco Santander

A energia solar não é uma tecnologia passageira. Ela tende a crescer ainda mais em todos os setores de consumo energético no Brasil.

Empresas que empregam a energia solar em suas instalações não estão apenas contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais. Elas vêm se destacando, também, como modelos modernos e alinhados com os desafios do futuro, gerando um negócio muito mais competitivo. Portanto, o empresário que quer valorizar ainda mais o seu imóvel, tornando-o atraente e competitivo no mercado, precisa repensar como a energia de seu negócio é gerada.

Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento, consulte a Atla Consultoria.


Imagem fonte: ABAAS

Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /var/www/54.208.63.33/htdocs/wp-includes/functions.php on line 3766