projetos-de-energias-renováveis

Você sabia que atualmente diversos bancos estão facilitando o financiamento de projetos sustentáveis? Sim, as linhas de crédito verde foram criadas especialmente para suprir o que era uma tendência e se tornou necessidade.

O mercado de energias renováveis tem crescido bastante nos últimos tempos e as instituições financeiras acompanham este movimento. Por isso, a hora é agora! Os projetos de energias renováveis impactam e impulsionam positivamente a economia brasileira e o melhor é aproveitar este momento de viabilidade financeira.

As instituições financeiras oferecem linhas de crédito verde para o financiamento de projetos de energias renováveis para pequenas, médias e grandes empresas, sendo que os valores variam bastante conforme o perfil do projeto em questão, sua viabilidade técnica, previsão de retorno financeiro (ROI), tamanho e quantidade dos riscos e também o porte econômico da companhia que está se candidatando para receber o financiamento.

Aumentam recursos disponibilizados para viabilizar projetos de energias renováveis

Na medida em que cada vez mais empresas se convencem da importância de atuar de modo sustentável e de quanto isto alavanca seus negócios também no âmbito financeiro há um significativo aumento dos recursos disponibilizados para viabilizar projetos específicos.

Só para se ter uma ideia, somente o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentou em 47% seu volume de recursos concedidos por meio das chamadas linhas de crédito verdes. Não é pouca coisa, não é mesmo?

Este incremento vem sendo constatado desde 2011, sendo que em 2015 os desembolsos para este fim foram de R$ 31,3 bilhões, representando uma alta de 11% em relação à 2014. Tudo isso está relacionado aos conceitos de economia limpa e sustentabilidade e às legislações ambientais mais severas.

Linhas de crédito atendem vários tipos de projetos de energia

As linhas de crédito verde são voltadas a vários tipos de projetos, sejam aqueles voltados às energias renováveis, mas também aos que visam maior eficiência energética, implantação de linhas de produção mais modernas e desenvolvimento de produtos mais ecológicos.

Vale lembrar, também, que para projetos menores de pequenas e médias empresas – que precisam de linhas de financiamento de valores inferiores a R$ 20 milhões -, algumas instituições financeiras disponibilizam recursos por meio de repasses a bancos comerciais e agências de desenvolvimento.

Linha Economia Verde do Desenvolve SP e Programa BRDE Energia são boas opções

Duas agências de fomento que possuem linhas de financiamento próprias e com condições bem atraentes são a Desenvolve SP, do Estado de São Paulo e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Este último atua nos estados do Sul do País: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também no Estado do  Mato Grosso do Sul.

A Desenvolve SP oferece a Linha Economia Verde que pode financiar até 100% do valor do projeto. Esta linha atende projetos sustentáveis que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa e que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente. As condições de financiamento são as seguintes:

  • Taxa a partir de 0,53 ao mês + IPCA;
  • Prazo: até 120 meses;
  • Carência: até 24 meses.

Já o BRDE tem o Programa BRDE Energia, que oferece crédito para projetos de eficiência energética e geração de energias renováveis. O objetivo é ampliar a competitividade das empresas, propriedades rurais, instituições públicas e demais organizações contribuindo com ações para reduzir o desperdício e incentivar a racionalização do uso de energia. A iniciativa também apoia projetos de geração de energia que utilizem fontes renováveis, como a eólica e a solar.

Para acessar uma linha de crédito verde para projetos de energias renováveis, conte com a ajuda de Atla Consultoria!

 

AT_CTA_Rodape_eBook11_FAQ

  • Jefferson Deniz

    Boa tarde, gostaria de saber como faço para cadastrar minha empresa para que eu possa oferecer a meus clientes de energia fotovoltaica um financiamento com taxas competitivas e valores mais baixos do que eles pagam hoje com conta de energia elétrica.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/prsab8yx/public_html/atlaconsultoria.com/wp-includes/functions.php on line 3753