Você não leu errado, o investimento em energia a partir do lixo reutilizando resíduos sólidos é uma nova oportunidade para os brasileiros que buscam rendimentos financeiros com energia renovável.

Só em 2023, a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos estima que sejam investidos mais de R$ 4 bilhões em aportes nas URE Mauá (80 MW), URE Caju (31 MW) e URE Consimares (20 MW), se estes empreendimentos tiverem sucesso no próximo leilão promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).   

A demanda é alta: o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano. Desse montante, 38 milhões de toneladas pode ser transformado em energia, considerando-se as 28 regiões metropolitanas do país com mais de 1 milhão de habitantes.

A gestão adequada de resíduos é um grande desafio para as cidades brasileiras, que geram toneladas de lixo todos os dias. No entanto, o lixo também pode ser um rendimento para as suas finanças. A partir de processos como a combustão, a gaseificação ou a digestão anaeróbia, é possível transformar os resíduos sólidos em energia elétrica, térmica ou combustível. 

Além disso, a recuperação energética de resíduos sólidos ainda está dando os seus primeiros passos no Brasil. Enquanto no mundo há mais de 2,5 mil usinas de recuperação energética, o Brasil ainda constrói a sua primeira, localizada em Barueri (SP), no qual terá 20MW de potência instalada e operações iniciadas em 2025.

Junto com a alta demanda e novos investimentos, o governo federal vem apoiando fortemente o desenvolvimento de URE no Brasil. Como por exemplo o Projeto de Lei 924/2022, no qual almeja criar o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos. Além dessa PL, em janeiro de 2022, um decreto presidencial ampliou o rol de resíduos perigosos que devem ser destinados à recuperação energética se, em um raio de 150km, houver uma usina em operação licenciada.

Investimentos em URE podem ser a próxima tendência do mercado de energia sustentável no Brasil com sua alta demanda, seu crescimento nos investimentos e o incentivo governamental. E se você busca investir neste novo nicho que cresce diariamente no Brasil, a Atla Consultoria te orienta em todas etapas do processo de investimento, com uma equipe capacitada, a Atla Consultoria tem expertise na análise de projetos de energia renovável, podendo ajudar você a identificar as melhores oportunidades de investimento e a gerir os riscos inerentes a esse segmento de mercado.

Se você está interessado em investir em energia renovável no Brasil, a Atla Consultoria é a parceira ideal para tornar seus objetivos de investimento em realidade. Entre em contato conosco!