Você sabia que, em um segundo somente, o sol é capaz de produzir mais energia internamente do que toda a energia usada pela humanidade, desde o começo dos tempos até hoje? Pois é! Esta é uma das razões pelas quais a energia solar é uma ótima opção entre as novas tecnologias de aproveitamento de energias renováveis.

O uso da energia solar está em expansão. Hoje, além da forma mais comum de utilização, em residências e prédios, a energia solar é usada na produção de energia elétrica em grande escala por meio de parques e usinas solares, que estão surgindo ao redor do mundo todo.

É importante salientar que a energia solar, tanto térmica, quanto fotovoltaica, tem muitas vantagens e poucas desvantagens. Vamos conhecer algumas delas?

Eletricidade e calor

O sol produz quatro milhões de vezes mais energia do que consumimos no planeta. Somente a terra, recebe por ano, 15 mil vezes mais energia que o consumo mundial anual. Esta energia produzida pelo sol é convertida em energia útil para os seres humanos: gerando eletricidade ou calor para diversas finalidades.  

Esta energia também absorbida pela natureza, ou seja, pelas plantas, terra e oceanos. Outra fração chega a terra e é refletida de volta para o espaço. Há ainda a parte consumida pela evaporação da água que sobe para a atmosfera e se transforma em chuva. O que sobra por aqui mantém o equilíbrio energético da Terra e é emitido em forma de radiação térmica.

Se levarmos em conta que a energia solar está disponível gratuitamente, concluímos que seu aproveitamento ainda é bastante limitado. Isso ocorre porque a captação de grandes volumes de energia solar demanda  instalações complexas e que podem parecer caras.

Mesmo assim, acredita-se que em pouco tempo, o aproveitamento da energia solar poderá ser a grande solução para todos os problemas energéticos.

Vantagens da energia solar

  • Hoje, é uma solução economicamente viável já que os paineis e inversores necessários são cada vez mais potentes. Também por isso, seu custo vem caindo com o tempo;
  • Em regiões remotas ou de difícil acesso, é uma ótima opção, já que sua instalação em pequena escala não precisa de enormes investimentos em linhas de transmissão;
  • Quando usamos energia solar, não poluímos. A poluição ocasionada pela fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é 100% controlável, desde que utilizadas as formas mais modernas que existem para este fim;
  • Centrais de energia solar requerem pouca manutenção, evitando maiores custos;
  • Há determinados países, como o Brasil com seu clima tropical, nos quais as soluções oferecidas por este tipo de energia são viáveis em praticamente todo o território. 

Desvantagens da energia solar

  • As quantidades de energia produzidas variam dependendo das condições climáticas. E à noite, não é produzida. Por isso, é preciso armazenar a energia produzida durante o dia em locais adequados.  
  • O armazenamento da energia solar ainda é pouco eficiente, se comparado ao utilizado para carvão, petróleo, gás e água.
  • Apesar do aumento registrado nos últimos anos, hoje, a maioria dos  paineis solares têm rendimento de 25% de sua capacidade nominal.

 

Se você tem um projeto de energia solar e está buscando um financiamento, conheça Atla Consultoria e saiba como podemos ajudar!